Origem do Feijão Tropeiro, prato que faz parte da história do país

4.4/5 - (7 votes)

O feijão tropeiro é um prato tipicamente encontrado em Minas Gerais, que remonta não somente à história do estado, mas também do Brasil. Feito à base de feijão, toucinho, farinha de mandioca e carne seca, esse prato tem em sua origem, um exemplo da miscigenação responsável pela formação do povo brasileiro; visto que sofreu influências indígenas, africanas e europeias.

Todavia, nem somente em Minas Gerais o visitante pode encontrar esse prato; que é tradicionalmente servido nos restaurantes de diversas cidades turísticas, tais como: Ouro Preto, Tiradentes, São Lourenço e Diamantina. Além dessas cidades, ele pode ser facilmente encontrado nas demais cidades que fazem parte da Estrada Real, a qual passa também pelo estado do Rio de Janeiro; além de algumas cidades paulistas.

Mas, então… Qual a origem desse prato tão famoso e delicioso?

Feijão Tropeiro (foto: http://www.produtosquero.com.br/feijao-tropeiro-moda-quero/)

História do Feijão Tropeiro

A origem do feijão tropeiro está intimamente ligada a um fenômeno que ocorreu no Brasil entre os séculos XVIII e XIX, chamado de Tropeirismo. Nesse fenômeno, que permitiu um grande desenvolvimento das regiões brasileiras na época; os tropeiros, como eram chamados os viajantes que andavam montados a cavalo comercializando mercadorias e transportando ouro, pedras preciosas e gado, viajavam por vários dias seguidos abrindo estradas, colonizando vilas e povoados.

Como a viagem era muito longa, muitas vezes entre os estados das regiões Sudeste e até mesmo Centro-Oeste, era necessário carregar alimentos não perecíveis em picuás; os quais eram balaios pendurados no dorso do animal. Também nessa época, o Brasil sofria influências europeias, indígenas e africanas em diversas áreas. Consequentemente, na culinária isso também ocorria.

Desse modo, o transporte de farinha de mandioca, toucinho, carne seca, farinha de milho, dentre outros, era bastante comum; e tornou-se a base da alimentação desses viajantes em um prato que misturava quase tudo: o feijão tropeiro; que por sua praticidade e sabor inigualáveis, se popularizou entre os viajantes, e é conhecido como o símbolo dos tropeiros.

Atualmente, o prato ganhou versões mais elaboradas e saborosas, uma vez que foi incrementado com diversas especiarias, tais como sal e pimenta-do-reino; mas também com temperos, cebola, alho, torresmo, e diversos outros ingredientes que lhe conferem tamanha popularidade nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste.

Feijão Tropeiro (foto: https://www.becel.com.br/recipe/feijo-tropeiro-179887)

Be the first to comment on "Origem do Feijão Tropeiro, prato que faz parte da história do país"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.