Pintado, um dos peixes de água doce mais conhecidos do Brasil

Dentre os peixes de água doce que mais chamam a atenção dos pescadores, o pintado é um dos que também são mais conhecidos; principalmente por ser de fácil reconhecimento.

A espécie, cujo nome é Pseudoplatystoma corruscans, também é chamado por surubim-capari, brutelo e moleque; é bastante encontrado nos estados do Sul, Sudeste, no Mato Grosso, e em alguns poucos estados da região Nordeste.

Pintado (imagem: Canva)

Características da espécie

Assim como os demais peixes mais conhecidos do território brasileiro, como a tilápia, o pirarucu, e o tambaqui; o pintado é classificado como um animal da classe Actinopterygii, que abriga animais de nadadeiras raiadas desde a base; sendo também um representante da ordem Siluriformes.

Em termos morfológicos, seu tamanho médio gira em torno de 1 metro, embora machos possam alcançar cerca de 1,8 metro de comprimento, e até 86 kg.

Esse peixe de couro tem uma de suas principais características expressas já no seu nome popular, que consiste no fato de possuir uma cor mais acinzentada, com pintas pretas pelo corpo; e um ventre mais esbranquiçado. Sua cabeça também é achatada, e possui um tamanho relativamente grande, com barbilhões que o auxiliam na função tátil. Além disso, algumas de suas nadadeiras se caracterizam pela presença de ferrões.

Pseudoplatystoma corruscans (imagem: Canva)

Pseudoplatystoma corruscans (imagem: Canva)

Hábitos do Pintado

O pintado é um peixe que habita a Bacia do Prata, o Pantanal e o São Francisco, sendo um peixe de hábitos noturnos, que vive em calhas de rios. Além disso, trata-se uma espécie carnívora, a qual se alimenta de outros peixes, como a tilápia, além de outros animais como o minhocuçu; que também realiza migrações de desova.

Uma curiosidade acerca desse peixe é a de que ele é muito utilizado também em preparações culinárias, uma vez que sua carne quase não possui espinhos; é branca e bem macia, sendo servido principalmente com caldo de mandioca na mujica de pintado, um prato típico da cidade de Cuiabá.

Be the first to comment on "Pintado, um dos peixes de água doce mais conhecidos do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.