Arara-vermelha, uma das aves mais imponentes do Brasil

Rate this post

A arara-vermelha (Ara chloropterus), também conhecida como arara-vermelha-grande ou arara-verde, é uma das aves mais bonitas do país. Encontrada principalmente na região amazônica, mas também na Mata Atlântica e em áreas de cerrado; essa ave pertence à ordem Psittaciformes, à qual pertencem aves muito inteligentes, capazes até mesmo de imitar sons; tais como as maritacas e a belíssima arara-azul. Seu nome científico sintetiza sua principal característica, significando “papagaio com asa verde”.

Arara-vermelha (foto: http://portalmelhoresamigos.com.br/a-exuberante-arara-vermelha-de-asas-verdes/)

Descrição

Essa ave é uma das maiores representantes de sua família, podendo atingir até 90 cm; além de atingir um peso de aproximadamente 1,5 kg. Embora seja chamada de arara-vermelha, em razão de seu corpo ser majoritariamente avermelhado, esta não é sua única cor. Suas asas possuem uma faixa verde, que lhe confere seu outro nome, e também uma faixa azul, que se estende até a ponta de sua cauda.

Como vive a arara-vermelha?

Essa bela ave tem o hábito de viver em pares, ou até mesmo em bandos, e é frequentemente encontrada em copas de árvores; sendo principalmente em palmeiras, como o buritizeiro. A arara-verde é uma ave monogâmica, ou seja, ao encontrar um par, vive com ele pelo resto da vida; o que é uma característica comum dos psitacídeos. Seu ninho é feito nos troncos das árvores, ou ainda em paredões de rochas; onde após o acasalamento, colocam de 2 a 4 ovos, que serão incubados por um período médio de 28 dias.

Arara-verde (foto: https://br.pinterest.com/pin/295408056788466249/)

Durante o período de incubação, a fêmea é alimentada pelo macho; o qual também é responsável pela defesa do ninho contra predadores, tais como tucanos e cobras. No que se refere à alimentação, a arara-vermelha se alimenta tanto de sementes, quanto de frutos ou ainda de pequenos animais. Além disso, é comum observar essa ave se alimentando de terra de barro, os quais, além de serem ricos em minerais, podem contribuir para neutralizar toxinas provenientes de frutos verdes ingeridos.

Algumas curiosidades sobre essa ave consistem no fato de ser uma espécie capaz de viver até 60 anos; e que possuem uma comunicação bastante complexa, com diferentes vocalizações, estratégia comum em aves que vivem em bando.

Be the first to comment on "Arara-vermelha, uma das aves mais imponentes do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.