O mico-leão-da-cara-preta (Leontopithecus caissara), também conhecido como saguizinho ou mico-caiçara, é um mamífero endêmico do Brasil. Encontrado quase que exclusivamente em unidades de conservação, esse simpático primata é restrito às regiões de Mata Atlântica; tendo sua ocorrência maior nos estados de São Paulo e Paraná, como a Ilha de Superagi.
Descrição da espécie
Essa espécie de primata é um dos representantes da família zoológica Callitrichidae, dentro da qual são encontrados os saguis e micos, como o mico-leão-dourado. Apresenta um porte relativamente pequeno, medindo, em média, 35 centímetros de comprimento; e pesando em torno de 500 a 600 gramas.
Como seu próprio nome popular sugere, destaca-se por sua coloração, que é dourada nas regiões de dorso e tórax, rica em feomelanina; e preta na cauda, mãos, pés, face e juba. Além disso, tal como as espécies de saguis, o mico-leão-da-cara-preta se caracteriza pela presença de garras nas patas e uma cauda bem longa; o que facilita a locomoção dos indivíduos entre os galhos das árvores.
Como vive o Mico-leão-da-cara-preta?
O saguizinho é um animal que vivem em grupos familiares, que podem ter em torno de 5 indivíduos; em ninhos normalmente construídos em ocos de árvores. No que se refere à reprodução, a maturidade sexual dessa espécie é atingida 1 ano e meio após o nascimento. Nesse período, os casais são formados, e, após o acasalamento, a gestação dura em média 4 meses; originando normalmente gêmeos no período do verão. Vale ressaltar que a reprodução dessa espécie é anual, e que foram observados os sistemas de monogamia e poliandria entre os micos-caiçaras.
Além disso, essa espécie se caracteriza por ser onívora; ou seja, é capaz de se alimentar tanto de fontes animais quanto vegetais. Desse modo, alimentam-se de invertebrados como o bicho-pau e besouros, e de alguns pequenos vertebrados, como pererecas. Já em relação às demais fontes nutricionais, se alimentam de flores ou frutos; embora também possam se alimentar de alguns tipos de fungos.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Vale ressaltar, também que, conforme a IUCN – União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais – a espécie Leontopithecus caissara encontra-se criticamente ameaçada de extinção; tendo uma população em decrescimento, com aproximadamente 250 indivíduos já maduros. Sendo assim, o mico-leão-da-cara-preta é mais uma das espécies que vem sofrendo com a destruição de seu habitat pelas ações antrópicas.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp