Canto da Cigarra que embala as tardes na roça

Canto da Cigarra que embala as tardes da roças ou pequenos bosques das cidades, que às vezes encanta e às vezes irrita, pois depende de quem estiver ouvindo o cantar das cigarras.

Canto da Cigarra

Há vários motivos pelos quais os animais emitem sons. Em alguns casos, pode ser um aviso de que ele é portador de algum mecanismo de defesa, como ocorre com o barulho do guizo da cascavel.

Em outros casos, os animais podem cantar para demarcar território, o que é muito comum em aves.

E  em muitas espécies, incluindo novamente as aves, o canto tem um importante papel no acasalamento.  É, exatamente essa, a função do canto da cigarra.

Conheça a Cigarra

As cigarras são insetos que pertencem à ordem Homoptera (= asas iguais), com asas membranosas muito simétricas. É parente próximo das cigarrinhas, dos pulgões e das cochonilhas.

O que pouca gente sabe é que a maior parte da vida de uma cigarra é debaixo da terra. Isso mesmo! As cigarras põem seus ovos nas árvores.

Deles sai uma larva que cai e infiltra-se no solo, onde se transforma em ninfa (uma forma sem asas). No caso da cigarra americana, o período subterrâneo chega a inacreditáveis 17 anos! Aqui no Brasil, o período de vida subterrânea dura, no máximo, 4 anos.  Durante esse tempo nutrem de seiva, obtida das raízes das plantas. São, portanto, parasitas de plantas.

Depois que atingem a vida adulta, vivem por aproximadamente 3 semanas. E é nesta fase que emitem um som estridente, incessante, perturbante!

O som é gerado no abdômen das cigarras (só os machos emitem sons), onde existe um órgão semelhante a uma caixa acústica. E como o som emitido é alto (ultrapassa os 75 decibéis), acaba sendo um perturbador para quem mora próximo a áreas verdes, onde elas frequentam.

O som emitido varia de espécie para espécie, o que impede o acasalamento entre indivíduos de espécies diferentes.

Crendice Popular

Nas roças de todo Brasil, o canto das cigarras é interpretado como sinal de chuva. E a crendice faz um certo sentido; as cigarras começam a cantar no início da primavera na região do Sudeste, época em que se inicia o período de chuvas na região.

https://pixabay.com/pt/cigarra-insetos-natureza-115913/

Cigarra (Foto: https://pixabay.com/pt/cigarra-insetos-natureza-115913/)

Cigarra (Foto: https://pixabay.com/pt/cigarra-inseto-besouro-inseto-2003429/)

Cigarra (Foto: https://pixabay.com/pt/cigarra-inseto-besouro-inseto-2003429/)

Be the first to comment on "Canto da Cigarra que embala as tardes na roça"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.