Lontra: mamífero semiaquático habitante do território brasileiro

Um dos mamíferos brasileiros que mais chamam a atenção dos olhares curiosos é a lontra, um mamífero carnívoro de hábitos semiaquáticos. A espécie, cujo nome científico é Lontra longicaudis, tem uma boa distribuição pelas Américas, de modo que há registros de sua ocorrência desde o México até a Argentina, sendo que no Brasil, ela é encontrada principalmente na Mata Atlântica e nos Pampas.

Lontra (foto: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/lontra.htm)

Características da espécie

Assim como a ariranha, que é também conhecida como a maior espécie de lontra existente, esse animal faz parte da família Mustelidae, na qual se encontram mamíferos carnívoros de corpo mais alongado e capazes de produzir um odor bem característico. Desse modo, as lontras são facilmente reconhecidas pelo corpo bem alongado, chegando a mais de um metro de comprimento, e pela presença de patas mais curtas, além de apresentarem peso médio de 12 kg.

Com pelos curtos e de coloração marrom, a lontra possui uma cauda bastante musculosa que auxilia na natação. Por falar nisso, vale ressaltar as diversas adaptações apresentadas por esse animal para a vida em ambiente aquático, tais como a presença de orelhas e narinas que podem se fechar quando ele mergulha, além da presença de membranas interdigitais nas patas para facilitar na locomoção.

Lontra (foto: Nadezda Murmakova / Shutterstsock.com)

Hábitos da Lontra

Ao contrário da ariranha, que normalmente vive em grupos de cerca de 10 indivíduos, a lontra é uma espécie solitária, que pode ser vista aos pares principalmente no período reprodutivo, sendo bastante territorialista. Vale ressaltar também que este animal é mais ativo durante o dia, e ao crepúsculo, embora possa também executar atividades noturnas, quando saem das tocas próximas aos cursos d’água.

Quanto à sua dieta, esta é composta por diversos animais, que variam desde anfíbios, peixes e crustáceos a mamíferos, aves e pequenos insetos, visto que se trata de um animal carnívoro que captura suas presas predominantemente no ambiente aquático. E no que se refere a sua reprodução, esta ocorre na primavera, com uma gestação média de 2 meses, que dá origem a 2 ou 3 filhotes em média.

Estes filhotes, ficam acompanhando a mãe por cerca de 1 ano, e são amamentados por algumas semanas até se alimentarem de outras fontes. O macho não participa no cuidado da prole, e o início das atividades em meio aquático se dá somente após 70 dias em relação ao nascimento.

Ameaças

Em relação a sua conservação, a lontra é considerada um animal “quase ameaçado”, visto que a degradação das áreas onde habita é algo bastante comum e que prejudica fortemente a sobrevivência da espécie. Além disso, caça ilegal e atropelamento são outros dois fatores contribuintes para essa ameaça, assim como a poluição dos cursos d’água de onde estes animais retiram seus alimentos.

Be the first to comment on "Lontra: mamífero semiaquático habitante do território brasileiro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.