Um dos mamíferos brasileiros que mais chamam a atenção dos olhares curiosos é a lontra, um mamífero carnívoro de hábitos semiaquáticos. A espécie, cujo nome científico é Lontra longicaudis, tem uma boa distribuição pelas Américas, de modo que há registros de sua ocorrência desde o México até a Argentina, sendo que no Brasil, ela é encontrada principalmente na Mata Atlântica e nos Pampas.
Características da espécie
Assim como a ariranha, que é também conhecida como a maior espécie de lontra existente, esse animal faz parte da família Mustelidae, na qual se encontram mamíferos carnívoros de corpo mais alongado e capazes de produzir um odor bem característico. Desse modo, as lontras são facilmente reconhecidas pelo corpo bem alongado, chegando a mais de um metro de comprimento, e pela presença de patas mais curtas, além de apresentarem peso médio de 12 kg.
Com pelos curtos e de coloração marrom, a lontra possui uma cauda bastante musculosa que auxilia na natação. Por falar nisso, vale ressaltar as diversas adaptações apresentadas por esse animal para a vida em ambiente aquático, tais como a presença de orelhas e narinas que podem se fechar quando ele mergulha, além da presença de membranas interdigitais nas patas para facilitar na locomoção.
Hábitos da Lontra
Ao contrário da ariranha, que normalmente vive em grupos de cerca de 10 indivíduos, a lontra é uma espécie solitária, que pode ser vista aos pares principalmente no período reprodutivo, sendo bastante territorialista. Vale ressaltar também que este animal é mais ativo durante o dia, e ao crepúsculo, embora possa também executar atividades noturnas, quando saem das tocas próximas aos cursos d’água.
Quanto à sua dieta, esta é composta por diversos animais, que variam desde anfíbios, peixes e crustáceos a mamíferos, aves e pequenos insetos, visto que se trata de um animal carnívoro que captura suas presas predominantemente no ambiente aquático. E no que se refere a sua reprodução, esta ocorre na primavera, com uma gestação média de 2 meses, que dá origem a 2 ou 3 filhotes em média.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Estes filhotes, ficam acompanhando a mãe por cerca de 1 ano, e são amamentados por algumas semanas até se alimentarem de outras fontes. O macho não participa no cuidado da prole, e o início das atividades em meio aquático se dá somente após 70 dias em relação ao nascimento.
Ameaças
Em relação a sua conservação, a lontra é considerada um animal “quase ameaçado”, visto que a degradação das áreas onde habita é algo bastante comum e que prejudica fortemente a sobrevivência da espécie. Além disso, caça ilegal e atropelamento são outros dois fatores contribuintes para essa ameaça, assim como a poluição dos cursos d’água de onde estes animais retiram seus alimentos.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp