Ariranha, mamífero semiaquático que chama atenção por onde passa

Rate this post

A ariranha (Pteronura brasiliensis), também conhecida como lontra-gigante e onça-d’água, é a maior dentre as lontras existentes no mundo. De hábitos semiaquáticos, é encontrada em quase toda a América do Sul, e no Brasil, habita áreas alagadas, como a região do Pantanal Mato-grossense, além da planície Amazônica. Vale ressaltar que sua distribuição geográfica era bem mais ampla; contudo, devido à caça, sua população sofreu uma grande queda em número de indivíduos.

Ariranha (foto: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f4/Pteronura_brasiliensis_zoo_Brasilia_02.jpg)

Descrição da espécie

A ariranha é uma bela representante do grupo dos mamíferos, o qual é representado por animais com pelos, glândulas mamárias, 3 ossículos no ouvido médio, dentre outras características. Dentro desse grupo, essa espécie está classificada dentro da grande ordem Carnivora, e da família Mustelidae, onde estão alocadas todas as espécies de lontras existentes no mundo.

Conforme já mencionado, a onça-d’água é a maior dentre as lontras, chegando a cerca de 1,8 metro de comprimento, e pesando em torno de 40 kg; sendo que o macho é relativamente maior e mais pesado que a fêmea. De corpo alongado, e cauda bem achatada que facilita a locomoção em ambiente aquático, sua coloração se dá em tons de marrom mais escuro; sendo que há manchas mais claras na região do pescoço.

Embora seja habitante de ambientes semiaquáticos, é importante ressaltar que, por ser um mamífero, sua respiração continua sendo pulmonar; de modo que mergulha na água somente em determinadas ocasiões. Contudo, algumas adaptações foram imprescindíveis para o sucesso adaptativo dessa espécie à água, tal como a membrana interdigital, que auxilia na natação.

Onça-d’água (foto: https://www.biolib.cz/IMG/GAL/BIG/377927.jpg)

Onde encontrar e quais são os hábitos da Ariranha?

Em razão da necessidade de água para a realização de diversas atividades, esse belo mamífero pode ser encontrado perto de córregos e rios, ou ainda em regiões onde ocorrem alagamentos de modo mais constante. Por ser uma representante da ordem Carnivora, a ariranha se alimenta de proteína animal, tendo grande preferência por peixes. Todavia, possui uma dieta que também inclui pequenos mamíferos, aves, répteis e invertebrados.

No que se refere à socialização e reprodução, a lontra-gigante é uma espécie bastante sociável, que pode viver em grupos de até 16 indivíduos; de modo que há um casal dominante e seus descendentes. Esta também é uma espécie monogâmica, de modo que há a formação de um casal que se mantém unido durante a vida. Além disso, é uma mamífero placentário, de modo que há uma gestação para dar origem aos filhotes, os quais são abrigados em tocas perto dos rios.

Com uma expectativa de vida média de 11 a 20 anos, a ariranha é um animal que possui boa capacidade de comunicação por vocalização, e também pela eliminação de substâncias químicas que podem ser reconhecidas pelo olfato.

Be the first to comment on "Ariranha, mamífero semiaquático que chama atenção por onde passa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.