Se você é um apaixonado por serpentes, já deve ter ouvido falar na cobra-do-milho, cujo nome científico é Pantherophis guttatus.
Conhecida também como cobra-do-milharal, essa espécie é encontrada principalmente nos Estados Unidos e no México, sendo chamada corn snake; justamente por viver principalmente nas plantações de milho da região. Não venenosa, é uma espécie bastante utilizada até mesmo como pet.
Características da cobra-do-milho
Assim como as demais espécies de cobra, como a jiboia, a jararaca e a muçurana, a cobra-do-milho é uma representante do grupo dos répteis, que apresenta o corpo sem membros, revestido por escamas; uma língua bífida, caracterizada por se locomover por meio do rastejamento.
Representante da família Colubridae, ela possui uma coloração bem alaranjada, com desenhos no corpo que parecem grãos de milho. Chega a medir em torno de 1,5 metro, com as fêmeas normalmente maiores que os machos.
Ao contrário de muitas espécies, a cobra-do-milho não apresenta veneno, sendo bastante dócil (claro que há exceções), de modo que não apresenta riscos ao ser humano. Contudo, em caso de picada, deve-se procurar atendimento médico.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Hábitos da Corn Snake
Assim como outras cobras, a cobra-do-milho é uma espécie carnívora, bastante ativa principalmente no crepúsculo, ao fim da tarde e início da noite. Embora seja bastante encontrada no chão, é capaz de subir em árvores para caçar suas presas, que costumam ser pequenos roedores, anfíbios e outros vertebrados.
Como não possui a dentição solenóglifa, responsável pela inoculação de veneno, ela mata suas presas por constrição, como é o caso das jiboias. Além disso, possui uma expectativa de vida relativamente alta, podendo chegar até 30 anos.
É permitido criar a cobra-do-milho?
Embora a cobra-do-milharal seja considerada como pet nos Estados Unidos, no Brasil é ilegal possuir uma dessas como animal de estimação; bem como comercializá-la, o que pode gerar fugas e comprometer a biodiversidade local pela soltura de um animal fora de seu hábitat natural.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp