Maritaca, ave responsável pela trilha sonora da zona rural

A maritaca (Pionus sp.), conhecida também como maitaca, baitaca, curica, entre outros, é uma ave de coloração peculiar e canto inconfundível. O termo refere-se a espécies de uma família zoológica denominada Psittacidae, dentro da qual encontram-se as maritacas e as araras.

As maitacas, em geral, apresentam coloração em tons de verde brilhante, sendo que algumas delas podem ter tons de azul ou vermelho em suas asas; são encontradas em diversas regiões, incluindo o Nordeste, Sudeste e Sul, além de outros países sul-americanos, como Argentina e Bolívia. Vale ressaltar que possuem uma expectativa de vida relativamente grande, chegando a 25 anos.

Como vivem?

Esses animais, os quais são encontrados principalmente em matas, sobrevoando as copas das árvores, dentre elas o Ingá. Alimentam-se majoritariamente de sementes, mas também podem se alimentar de cocos e castanhas. Como vivem em matas, geralmente conseguem alimento com facilidade, sendo bastante comum encontrar as maritacas em goiabeiras e mangueiras.

Outro ponto bastante perceptível em relação às maritacas consiste no fato de que são animais que conferem uma certa trilha sonora ao ambiente; isso se dá pelo fato de viverem predominantemente eme bandos, o que faz com que a comunicação seja algo de extrema importância. Sendo assim, é bastante comum perceber a proximidade de uma maitaca somente por seu canto, que é bem fácil de ser identificado.

No que se refere à reprodução, a maritaca é monogâmica, isto é, apresenta somente um parceiro no período reprodutivo, embora não seja possível identificar o sexo a olho nu. Ao se aproximar da época de acasalamento, o casal constrói seu ninho aproveitando-se de buracos existentes em troncos de árvores; este geralmente é feito de madeira com algumas penas que caíram do corpo da fêmea. Os ovos são chocados durante cerca de 24 dias, e os filhotes ficam no ninho por aproximadamente 50 dias, durante os quais recebem alimentos por meio dos pais.

Maritaca (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Uma curiosidade interessante é que as maritacas nem sempre fazem muito barulho, há momentos em que elas não realizam tal cantoria. Isso ocorre quando, ao protegerem seus filhotes em seus ninhos, percebem aproximação de predadores. A partir daí, ficam em silêncio e se revezam para vigiar as redondezas. Outra situação ocorre em voos de pequenas distâncias no interior das matas, quando então, voam em silêncio total.

Risco às maritacas

Embora a legislação brasileira impeça a captura de animais silvestres em qualquer fase de suas vidas, é muito comum a ocorrência de tráfico de maritacas; a partir daí, esses animais são comercializados, e podem entrar em risco de extinção. Desse modo, deve-se observar se o cativeiro em que a ave está é devidamente registrado, e em quais condições a maritaca, ou qualquer ave silvestre se encontra.

Be the first to comment on "Maritaca, ave responsável pela trilha sonora da zona rural"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.