Teiú, o lagarto que chama atenção por seu tamanho e sua beleza

Dentre os reptilianos habitantes do território brasileiro, as mais conhecidas são as serpentes, famosas por sua beleza e suas aplicações medicinais. Contudo, diversos lagartos também fazem parte da extensa fauna brasileira, e chamam a atenção não somente por serem criaturas extremamente interessantes; mas pelo seu tamanho e por sua imponência, como é o caso do teiú, que também é conhecido como teju ou caruaru.

De hábitos diurnos, as espécies do gênero Tupinambis e Salvator são nativas do continente sul-americano, sendo encontradas em quase todo o Brasil, principalmente nas áreas de Cerrado, Mata Atlântica e no Pantanal; embora também possa ser visualizado em determinadas porções da Amazônia.

Teiú (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tei%C3%BA)

Características das espécies

O teiú, assim como os demais lagartos, é um réptil que faz parte da ordem zoológica Squamata, onde estão incluídos não somente lagartos, mas também serpentes e as cobras-de-duas-cabeças. Ele também está classificado como um Autarchoglossa, grupo em que estão alocados animais que possuem língua bífida (pois é! A língua bífida também ocorre em lagartos) e um nariz interno, também chamado de órgão vômero-nasal muito bem desenvolvido, que auxilia na detecção de presas e de possíveis predadores.

Como características gerais compartilhadas pelas diversas espécies de teiús são, principalmente, a presença de uma cabeça mais comprida e relativamente pontiaguda; cauda bastante alongada que é utilizada como um eficiente sistema de defesa tanto ao desferir golpes, quanto para enganar os predadores com a autotomia; além da presença de uma mandíbula extremamente forte, e de uma língua bífida rosada.

Vale ressaltar também que, como existem diferentes espécies, a coloração pode ser bastante variada, sendo alguns mais escuros com manchas brancas, outros mais avermelhados, ou ainda com tons esverdeados. Ah, e não é a toa que ele chama atenção por seu tamanho: seu comprimento pode chegar a até 2 metros, e seu peso médio chega a 5 kg.

Teiús (foto: Eliseu Souza Júnior – https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/teius-ja-sao-considerados-hospedes-indesejados-em-fernando-de-noronha/)

Hábitos do Teiú

Esse belo lagarto de hábitos noturnos é um animal extremamente ativo e feroz, que pode tanto fugir quando ameaçado, quanto contra-atacar com sua cauda forte, ou ainda com sua mordida. Contudo, tejus criados em cativeiro costumam ser menos agressivos.

No que se refere à sua alimentação, o teiú é um animal onívoro, capaz de se alimentar tanto de proteína animal quanto vegetal. Desse modo, sua dieta é composta principalmente de invertebrados, quanto mamíferos e aves, sendo bastante conhecido por invadir galinheiros; embora também se alimente de frutos, flores, dentre outros vegetais. Além disso, o teju se trata de um forrageador ativo, que vai atrás de suas presas na caçada; ao contrário de alguns animais, como a iguana, que é predadora do tipo “senta-e-espera”.

Já em termos reprodutivos, as espécies de teiús são cuidadas principalmente pelas fêmeas, que durante a época reprodutiva constroem seus ninhos, onde colocam em média 20 ovos. Estes são incubados por um período de aproximadamente 3 meses; e após o nascimento, podem chegar a viver até 16 anos.

Be the first to comment on "Teiú, o lagarto que chama atenção por seu tamanho e sua beleza"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.