Carqueja possui variadas propriedades terapêuticas

4 (80%) 1 vote
 

Carqueja (Baccharis trimera) é uma planta perene, nativa da região amazônica, comumente encontrada em regiões tropicais da América do Sul.

No Brasil, ela é encontrada ainda mais facilmente nas regiões sudeste e sul, sendo muito popular para alívio de diversos males.

Ela é conhecida por outros nomes populares tais como três-espigas, bacanta, cacaia, cacália, amarga, condamina, iguape, tiririca-de-balaio, vassoura-de-botão e vassoura.

Cultivo  

Carqueja (foto //www.ufrgs.br/)

É um arbusto de pequeno porte, que geralmente atinge até 1 metro de altura, possui pedúnculos achatados que produzem flores diminutas e abundantes no topo, de coloração branca ou amarelada, que são visitadas por insetos.

Ela se adapta em qualquer solo, mas não tolera geadas, nem grandes altitudes. Possui crescimento rápido, sendo considerada como planta daninha, por invadir outras culturas; mas prefere solos úmidos e ricos em nutrientes. Propaga-se pelas sementes, estaquias ou mudas.

Propriedades Terapêuticas

A planta apresenta diversas propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, depurativa, diurética, antigripal, digestiva, antibacteriana, purificadora, antidiabética e anti-flatulência. Ela possui em sua estrutura lactonas, flavonoides, pectinas, vitaminas e óleos essenciais.

Serve para quê?

Suas hastes são usadas na medicina popular, em forma de chá para alívio de má digestão, azia, reumatismo, anemia, dores no fígado, gastrite, no controle da diabetes; além de empregada para a perda de peso.

Onde encontrar?

Carqueja (foto //www.ufrgs.br/)

Ela é comercializada em feiras livres, grandes mercados, em farmácias de manipulação e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas medicinais.

Ela é encontrada em forma de folhas desidratadas, pó, extrato, elixir, tintura e vinho digestivo.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde

Be the first to comment on "Carqueja possui variadas propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.