Mandacaru planta rústica repleta de utilidades para a saúde

4 (80%) 10 votes

Mandacaru (Cereus jamacaru) é uma planta tipicamente brasileira, que garante alimento e água nos grandes períodos de estiagem para os nordestinos.

Ele é encontrado em várias regiões brasileiras e se adapta a qualquer tipo de solo e clima, sendo muito resistente a longas secas.

A palavra mandacaru é de origem tupi, que significa árvore ou fruta de espinheiro que se come. Ele é chamado também de cardeiro, tunam, cacto candelabro, jamacaru e pytaia arbórea.

Conheça o mandacaru

É uma planta de médio porte, que pode atingir até 15 metros de altura e possui espinhos em toda sua estrutura. Produz belas flores brancas ou amareladas e frutos avermelhados, que chamam atenção pela beleza e possuem polpa branca e adocicada. Ele é pouco exigente em relação ao solo e clima, mas não tolera locais úmidos. Sua propagação acontece pelas sementes ou divisão de suas hastes. O caule, de coloração verde, é rico em clorofila e tem papel fotossintetizante, uma vez que as folhas são modificadas em espinhos; uma adaptação contra a perda de água, característica das xerófitas (plantas de locais secos).

Mandacaru com flor Foto: http://flores.culturamix.com/

Propriedades do Mandacaru

Ele possui propriedades terapêuticas tais como diurética, estimulante, tônica e cardiotônica.

Mandacaru Foto: http://saudepelanatureza.com.br

Utilidades do Mandacaru

O fruto pode ser consumido in natura, em sucos, geleias, saladas e diversas preparações culinárias, de acordo com o gosto do cozinheiro.

Ele serve como alimento e para aliviar a sede dos animais, principalmente para o gado,  além de suas sementes alimentarem pássaros e insetos. Possui valor ornamental e na recuperação de áreas degradadas.

Na medicina popular, as flores, caule e polpa dos frutos, em forma de xarope, são usados para alívio de afecção pulmonar, da bexiga, retenção da urina; além de servir como estimulante e tônico para o coração.

Ele é usado pela indústria cosmética para a fabricação de variados produtos seja para beleza da pele ou dos cabelos.

Os espinhos da planta são usados como agulhas para tecer almofadas de bilro; o tronco seco serve de material para portas, janelas e  telhados.

Onde encontrar o Mandacaru?

Ele é encontrado em várias regiões brasileiras, em praças, jardins e principalmente na região nordestina, onde é muito usado para  aliviar a fome e a sede dos animais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Mandacaru

Imagem do figo-da-índia, uma planta da mesma família botânica do mandacaru.

3 Comments on "Mandacaru planta rústica repleta de utilidades para a saúde"

  1. Essa planta da foto é o Figo da India, não o mandacaru

  2. Bom dia, tenho mandacadu em casa.
    Hoje colhi os frutos e vim na Internet ver seus benefícios.
    Qual a minha surpresa em ver a foto desse cacto, pois o meu mandacadu não tem seus galhos no formato de palma, tenho também esse na minha casa conheçamos aqui como Palma, mas pelo muito que estudei esse da foto não é o mandacadu encontrado no nordeste Brasileiro.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.