Aplicação e benefício da Flor-de-Lótus para a saúde

5 (100%) 2 vote[s]

Flor-de-Lótus (Nelumbo nucifera) é uma planta nativa da Ásia, sendo símbolo de várias crenças, simbolizando a vida e renovação; além de conhecida por Lótus, Lótus-da-índia e Lótus-sagrado.

A flor além de bela é o símbolo sagrado do budismo e do hinduísmo, sendo parte de variados rituais para a proteção do corpo e da mente; além de ser o símbolo nacional da Índia.

Descrição

A bela flor é uma planta aquática, com folhas grandes, arredondadas e levemente onduladas em direção às bordas. Possui pecíolo longo, espinhento, que eleva as folhas acima da superfície da água.

Flor-de-Lótus ( foto //www.growyoursecretgarden.com)

Flor-de-Lótus ( foto //www.growyoursecretgarden.com)

As flores são muito perfumadas e aparecem no verão; além de chamar atenção pela beleza, podem ser brancas ou rosadas. Produz frutos, em formato de cone invertido, com sementes comestíveis. Suas raízes chegam ao fundo do local por um rizoma vigoroso.

Sua folhagem e flores desaparecem no inverno. Multiplica-se por sementes ou pela divisão das plantas. Ela pode ser cultivada em lagos, tanques e espelhos de água, sempre com sol pleno, mas prefere temperatura mais fria.

Propriedades Medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como antifebrífuga, antitussígena, antimicrobiana, antiviral, estomacal, antioxidante, antidiarreica e emoliente catarral.

Ela é composta por sais minerais tais como cálcio, sódio, carboidrato, magnésio, potássio, zinco, óleos essenciais e proteína.

Flor de Lotus (foto //www.theplantattraction.com/)

Flor de Lotus (foto //www.theplantattraction.com/)

Serve para quê?

Ela é usada na medicina popular, em forma de decocção, para alívio de males das vias respiratórias, tosses, diarreia e desconfortos estomacais.

Amplamente usada em projetos paisagísticos para embelezamento de variados ambientes tais como jardins, lagos e cascatas.

Suas flores, folhas, sementes e rizomas são comestíveis, sendo empregados em diversas preparações culinárias asiáticas.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em floricultura e sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Aplicação e benefício da Flor-de-Lótus para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.