Batata Yacon: repleta de benefícios para a saúde

Rate this post

Batata Yacon (Smallanthus sonchifolius) repleta de benefícios para a saúde é de origem Andina; e vem aos poucos se popularizando entre os brasileiros. Sua aparência remete à batata-doce.

Ela é conhecida nas regiões andinas desde os tempos mais remotos e utilizada na medicina popular para alívio de males digestivos e renais.

A Batata Yacon chegou ao Brasil por volta de 1990, vem sendo cultivada e disseminada no Brasil por seu alto teor de nutrientes benéficos à saúde.

Batata Yacon (Foto fonte:doutissima.com.br)

Batata Yacon (Foto fonte:doutissima.com.br)

Conheça a Batata Yacon

O yacon é uma herbácea de ciclo perene, que mede entre um e 2,5 metros de altura; é rústica; adapta-se bem em regiões secas e variados tipos de solo e clima, mas tem preferência por temperaturas mais amenas e não tolera geadas. Sua propagação mais comum é através de pedaços de seu rizoma.

Ela pode ser colhida entre 6 e 10 meses após o plantio, quando as flores começam a desabrochar, sendo que tal fator depende da zona onde a planta é cultivada.

Ela pertence à família Asteraceae, possui raízes tuberosas, que apresentam gosto adocicado e polpa crocante. Nas regiões andinas ela é considerada como fruta e consumida in natura, em saladas, tortas, pães, bolos e sucos.

Ela pode ser consumida cozida em diversas preparações culinárias, mas o alimento in natura preserva melhor seus nutrientes. Suas folhas também são comestíveis empregadas em variadas receitas.

Flor da Batata Yacon (Foto Fonte hortas.info)

Flor da Batata Yacon (Foto Fonte hortas.info)

Propriedades da Batata Yacon

A raiz apresenta elevado teor de água, vitaminas, sais minerais, mas o mais abundante é o potássio; possui reduzido valor energético e, diferentemente da maioria das espécies tuberosas que estocam energia na forma de amido; o yacon tem como nutriente principal o carboidrato de reserva, que possui lenta absorção e libera o açúcar no sangue em baixa quantidade; equilibrando as taxas de glicose do organismo e, consequentemente ajudando a controlar a doença. Ele ajuda também no controle dos níveis do colesterol.

De acordo com pesquisas da Unicamp ela é rica em inulina, que é um tipo de carboidrato do grupo dos fruto-oligossacáricos que é altamente fermentado pela flora intestinal, sendo benéfica para o trânsito intestinal. A flora saudável ajuda diretamente na prevenção de doenças e no fortalecimento da imunidade.

Folhas da Batata Yacon (Foto fonte cangucuemcores.com.br)

Folhas da Batata Yacon (Foto fonte cangucuemcores.com.br)

Utilização da Batata Yacon

Ela é usada na medicina popular para distúrbios renais e digestivos. Suas folhas usadas em forma de chá para auxiliar no controle do açúcar no sangue. Ela auxilia em dietas de perda de peso, pois promove a saciedade, reduzindo a vontade de comer.

Onde encontrar a batata Yacon?

Ela é encontrada em feiras livres, mercados municipais, em hortas domésticas, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

2 Comments on "Batata Yacon: repleta de benefícios para a saúde"

  1. E difícil encontrar mudas de yacon.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.