Feijão (Phaseolus vulgaris) é de origem asiática sendo cultivado há mais de 7.000 anos pelos egípcios; conhecido também como alimento da vida. Ele se espalhou em quase todos os continentes, seja pelos guerreiros ou pelas trilhas nômades, que viajavam por diferentes regiões.
Ele faz parte da dieta dos brasileiros desde os tempos mais remotos; além de fazer dupla com o arroz, que são componentes típicos da boa dieta do brasileiro; que anda um pouco esquecida; mas que vem ganhando força novamente com a constante preocupação com a alimentação saudável.
Cultivo do feijão
É uma herbácea anual, que prefere solos ricos em nutrientes, luz solar boa parte do dia e rega constante sem encharcamento. Não tolera seca nem temperaturas muito altas, nem muito baixas. Produz inflorescência na cor branca e seu fruto é em forma de vagem, que produz várias sementes, que são responsáveis por sua propagação.
As variedades mais comum são o preto, vermelho e o carioquinha. O feijão de corda é muito popular nas regiões norte e nordeste do Brasil, conhecido também como fradinho ou feijão-caupi.
Propriedades terapêuticas
Ele é rico em carboidratos, vitaminas, minerais tais como cálcio, ferro e potássio; além das fibras e compostos com ação antioxidante.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Benefícios para a saúde
O consumo regular auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde do coração, do intestino; além de ajudar a controlar os níveis do colesterol e da insulina sanguínea.
Como utilizar o feijão?
Ele faz dobradinha com o arroz; além de fazer parte da popular feijoada, que é um prato amado pelos brasileiros; outra iguaria muito comum é o tutu acebolado, que ainda faz parte dos almoços dominicais.
O broto de feijão tem se tornado muito popular entre os brasileiros, devido aos seus inúmeros nutrientes para a saúde.
Onde encontrar?
Ele é encontrado em grandes lavouras comerciais, em culturas orgânicas, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.
A herbácea é uma importante fonte de renda, pois sua cultura emprega várias famílias, que garantem seu sustento com as sementes do alimento.
Atualmente ele é colhido por máquinas, mas até meados do século XX, a colheita era manual; além de reunir várias pessoas para a bata do feijão, que faz parte de festividades folclóricas e da tradição das roças brasileiras.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp