Beladona é tóxica, mas muito útil para a farmacologia

Beladona (Atropa belladonna) é encontrada na Europa, Ásia e África; sendo conhecida por vários nomes tais como bela-dama, erva-envenenada; tollkirsche (alemão); belladona (espanhol, inglês); belladone (francês); deadly nightshade, dwale (inglês) e belladonna (italiano).

Na antiguidade, a planta era conhecida pelas senhoras venezianas da corte, que dilatavam suas pupilas, com uma tintura de colírios de beladona.

Ainda na antiguidade, os romanos a usavam, como arma biológica, para contaminar as reservas alimentares de seus inimigos.

Cultivo

É uma planta de pequeno porte, que prefere locais úmidos, sombreados, ricos em nutrientes, por isso ela é comumente encontrada em beiradas de represas, rios e lagos.

Beladona (foto //www.plant-world-seeds.com)

Beladona (foto //www.plant-world-seeds.com)

Suas flores, em formato de sino, possuem coloração roxo-esverdeada, que dão origem às suculentas bagas pretas. Propaga-se por mudas ou pelas sementes.

Propriedades

Ela é rica em propriedades analgésica, calmante, diurética, anti-inflamatória, expectorante e antiespasmódica; além de conter atropina, um composto químico, que é amplamente utilizado na preparação de variados medicamentos oftalmológicos, principalmente para dilatação da pupila.

Apesar de muito popular, todas as partes da planta são tóxicas, mas as bagas doces e arroxeadas, que são muito atraentes para as crianças, representam o maior perigo de intoxicação.

Serve para quê?

Ela é muito comum na preparação de medicamentos naturais, especialmente para aliviar sintomas de cólicas gástricas devido a úlceras, das vias urinárias e para incômodos da digestão.

A indústria farmacológica, utiliza a planta para produção de xaropes,  loções, pomadas e colírios, que são empregados em diversas finalidades.

Na medicina popular, ela é utilizada para alívio de dores de estômago e abdominal, asma, bronquite e dor muscular.

Beladona (foto //www.womenfitness.net)

Beladona (foto //www.womenfitness.net)

Onde encontrar?

Ela é encontrada em farmácias de manipulação, em sites que comercializam plantas, sementes e produtos da fitoterapia. Devido a sua toxidade, não é recomendável o plantio em jardins e hortas domésticas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Beladona é tóxica, mas muito útil para a farmacologia"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.