Capivara, mamífero dono do título de maior roedor do mundo

Rate this post

A capivara (Hydrochoerus hydrochoeris) é um mamífero bastante encontrado na América do Sul, principalmente em ambientes com boa oferta de água. Esse mamífero pertence à ordem Rodentia, dentro da qual estão cerca de 2 mil espécies de animais; sendo todos eles roedores, sendo a capivara a maior dentre estas espécies.

Capivara (foto: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/)

Descrição

Para obter o título de maior roedor do mundo, esse animal deve ter um tamanho considerável em relação aos demais. Desse modo, possui um corpo extremamente musculoso e forte, recoberto de uma pelagem robusta de cor amarronzada. Com cerca de 1,3 metros de comprimento, pode atingir em torno de 60 cm de altura e um peso considerável; que pode ser de até 100 kg, a depender do indivíduo.

Por ser um membro da ordem Rodentia, a capivara possui algumas características compartilhadas com outros roedores, como os esquilos, os porcos-espinhos e as cutias. Dentre estas características, estão os dentes bem especializados em roer; sendo os incisivos bem grandes, bons de corte, e que possuem um crescimento ininterrupto; esse crescimento pode ser retardado à medida que roem alimentos, de modo que os dentes ficam cada vez mais afiados.

Além disso, por ser um animal que depende em grande quantidade do meio aquático para sobrevivência, deve possuir grande habilidade de natação. Desse modo, uma adaptação bastante interessante consiste no fato de, entre seus dedos, existirem membranas; cuja função consiste em facilitar o nado.

Como vive a capivara?

Esse mamífero é um animal bastante calmo, que não apresenta comportamento agressivo, e que possui hábitos majoritariamente noturnos. É uma espécie semiaquática, uma vez que depende do ambiente aquático para a realização de determinadas atividades; tais como fuga de predadores, como a onça-pintada, além de reprodução. Alimenta-se principalmente de algas, brotos de plantas, e, por isso, é um animal herbívoro, que se alimenta de uma média de 5 kg de comida por dia.

Capivara (foto: https://www.acidadeon.com/)

É uma espécie que vive em bandos, de normalmente 30 indivíduos, podendo chegar a números maiores, como 100 indivíduos; estes, são liderados por um macho dominante, além de fêmeas e indivíduos jovens. Vale ressaltar que pode haver brigas entre os machos caso haja invasão do território de um macho por outro.

No que se refere à reprodução, machos e fêmeas atingem a maturidade sexual em idades diferentes; sendo a fêmea em torno de 1 ano após o nascimento, e o macho em torno de 2 anos. A fecundação ocorre na água e promove uma gestação com duração média de 4 meses; além disso, em cada gestação, é comum que se originem de 3 a 4 filhotes, os quais podem viver até 15 anos de idade.

Curiosidades

Esse animal tem sido muito caçado nos últimos anos em decorrência do valor agregado à sua pele; além disso, capivaras têm uma relação direta com a febre maculosa, uma doença que se não tratada corretamente pode levar ao indivíduo a óbito. Isso se deve ao fato de, em seu pelo, viver o carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), que abriga a bactéria causadora da doença. Em razão disto, capivaras têm sido realocadas a outros locais, como ocorrido em Viçosa, onde era comum a existência desse mamífero ao redor da lagoa da universidade. Como havia o risco da doença, as capivaras foram realocadas a locais onde não havia aglomeração humana.

Be the first to comment on "Capivara, mamífero dono do título de maior roedor do mundo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.