Origem do Butiá e sua importância na vegetação e alimentação

Rate this post

Butiá (Butia capitata) é uma planta de origem sul-americana, que é conhecida por vários nomes tais como coquinho-azedo; coquinho; butiá-de-praia; butiá-açu; macumá; butiá-felpudo; butiá-branco; butiazeiro; butia e coqueiro-cabeçudo.

Descrição

Butiá

Butiá (foto https://www.aplantadavez.com.br/2015/01/butia-butia-spp.html)

O butiazeiro é uma palmeira de estipe único, monoica, de pequeno porte, frutífera e ornamental, que é pouco exigente em relação ao seu cultivo; além de possuir crescimento moderado.

Suas folhas são longas, pinadas, arqueadas, recurvadas e possui coloração verde a azul-acinzentada. Elas apresentam bainhas espinhentas e persistentes, que recobrem o caule na maioria das vezes. Possui caule largo, robusto e de crescimento lento.

As inflorescências aparecem na primavera, com numerosas flores unissexuais amarelas e pequenas, que atraem abelhas e borboletas.

Os frutos, que possuem duas sementes, é em formato de drupa, carnosos e ovoides, com polpa fibrosa, amarela a alaranjada. A planta propaga-se por sementes ou mudas.

Serve para quê?

O butiazeiro é ideal para áreas de reflorestamento, pois seus frutos atraem a fauna silvestre, o que favorece a reconstituição da vegetação.

Seu fruto é comestível, rico em vitaminas A e C. Seu sabor é ácido e doce, além de possuir um delicioso aroma. Ele é usado para a preparação de sucos, geleias, pães, bolos, sorvetes, biscoitos, licores, vinhos e cachaças curtidas.

A polpa fatiada ou ralada, é usada na elaboração de diversos pratos salgados, como recheio para pastéis, tortas ou quiches.

Butiá

Butiá (foto https://www.aplantadavez.com.br/2015/01/butia-butia-spp.html)

Em projetos paisagísticos ele é muito empregado na ornamentação, tanto em jardins particulares, como na arborização urbana, em diversas regiões do planeta.

Muito popular entre os indígenas, que utilizam suas folhas para fabricação de artesanato, cestas, chapéus, bolsas, redes, armadilhas para caça e pesca, e até na cobertura de pequenas cabanas.

Onde encontrar?

Ele é comercializado em sites, que vendem sementes e mudas de plantas; além de cultivado em pomares frutíferos e pequenos quintais.

Be the first to comment on "Origem do Butiá e sua importância na vegetação e alimentação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.