Jicama (Pachyrhizus sp.) é uma planta medicinal originária da América Central, cultivada há milhares de anos; além de ser utilizada para alívio de várias enfermidades.
Ela é conhecida por vários nomes tais como acatupé, paquirrizo, feijão batata, feijão macuco, ahipa, jiquima, batata chinesa e batata d’água.
Ela é conhecida em outras línguas tais como inglês jicama, potato bean, Amazonian yam bean; mexicano yam bean; Espanhol ashipa, chuin, jíquima, ahipa; alemão amazonische Jamsbohne, amazonische knollenbohne e francês pois cochon e patate-cochon.
Cultivo da Jicama
A planta é tipo trepadeira, de ciclo perene, que prefere clima quente, solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento.
Ela atinge entre 4 e 5 metros de altura. Possui belas brancas ou azuis e seus frutos são em forma de vagem de cor preta e sementes marrons. Propaga-se por sementes ou pela divisão de suas raízes. A colheita acontece entre 5 e 9 meses após o plantio.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!A raízes, que são a parte comumente consumida, possuem sabor adocicado; além de possuírem muitas fibras dietéticas. Suas vagens ainda novas, podem ser consumidas, cozidas, de diversas formas.
As sementes maduras da planta possuem altos níveis de rotenona, que é um produto químico usado como inseticida e pesticida.
Propriedades da Jicama
Ela é rica em vitaminas, principalmente a C, fibras, proteínas, carboidratos; além dos sais minerais magnésio, cobre, ferro, potássio e manganês. Possui propriedades anticancerígena, anti-inflamatória, anti-viral e antioxidante.
Benefícios da Jicama
Seu consumo regular, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce; além de ajudar na saúde dos ossos.
Jicama na culinária
Ela pode ser consumida de variadas formas tais como em cubos, cortada em palitos finos, crus ou cozidos, em frituras, saladas, sopa, e com outros vegetais e frutas como laranjas, maçãs, cenouras e cebolas; bem como carnes e frutos do mar. A receita mexicana mais popular é fatia-la e polvilha-la com pimenta em pó, sal e suco de limão. Ela é usada também na fabricação de farinha para preparação de biscoitos, pães e bolos; além de variadas iguarias.
Onde encontrar a Jicama?
Ela é encontrada em casas de produtos naturais, em sites que comercializam sementes e plantas; além de poder fazer parte de hortas domésticas.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp