Biomassa de Banana Verde, opção versátil na culinária

A biomassa de banana verde é uma massa obtida através do cozimento da banana verde em uma panela de pressão, muito utilizada na culinária. A iguaria tornou-se famosa não somente por ser base para diversas receitas, como brigadeiro de biomassa, bolo de biomassa de banana verde com aveia e chocolate; mas também por seus diversos benefícios nutricionais. Confira um pouco mais sobre essa opção gastronômica e como fazer sua receita em casa.

Benefícios da biomassa de banana verde

Banana verde após cozimento (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

  • Melhora da microbiota intestinal – essa iguaria é uma aliada das bactérias intestinais pelo fato ser constituída de um amido bastante resistente; o qual, por atuar como uma espécie de fibra, não é digerido. Desse modo, por não ser digerido, é utilizado pelos micro-organismos benéficos do intestino, melhorando, assim, a saúde do sistema digestório; prevenindo não somente infecções, mas doenças mais graves.
  • Auxilia na redução de peso – por ser um alimento rico em fibras e possuir uma quantidade baixa de calorias; que é de aproximadamente 64 calorias para cada 100 gramas; auxilia no desenvolvimento da sensação de saciedade. Sendo assim, há redução da fome, e consequentemente, auxílio no processo de emagrecimento.
  • Contribui para a saúde dos olhos – por ser um alimento com teor considerável de vitamina A, a qual é indispensável à saúde dos olhos; a biomassa de banana verde é uma aliada à saúde visual. Além disso, essa vitamina também possui grande papel na saúde dos ossos e no combate ao envelhecimento precoce.
  • Atua na prevenção do diabetes tipo 2 – além de ser um alimento rico em vitaminas do complexo B, as quais são indispensáveis no metabolismo da glicose; as fibras da biomassa auxiliam a evitar a ocorrência de picos de glicose no sangue; desse modo, há a liberação gradual de insulina no sangue, evitando a resistência a esse hormônio e, consequentemente, a diabetes.
  • Melhora da imunidade e redução do colesterol ruim – devido à melhoria da qualidade da microbiota intestinal, há a produção butirato; esse aminoácido é de grande importância para a atuação dos anticorpos no combate a invasores, melhorando assim a imunidade. Além disso, esse butirato atua de forma a reduzir o colesterol armazenado no fígado; ao passo que o amido resistente que atua como fibra auxilia no controle do colesterol ingerido nos alimentos.

Receita biomassa de banana verde

Ingredientes

  • 12 bananas de qualquer variedade bem verdes;
  • água para cobrir as bananas na panela.

    Biomassa de banana verde (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Modo de fazer

Em uma panela de pressão, adicione a água e deixe-a ferver antes de colocar as bananas. Ao atingir o ponto de fervura, adicione as bananas com casca e deixe cozinhar, na pressão, por cerca de 15 a 20 minutos. Após apagar o fogo, deixe a pressão acabar, retire as bananas e suas cascas com cuidado, e leve-as ao liquidificador. Adicione a água que foi utilizada para cozimento, ainda quente, e bata até obter uma textura homogênea. Vale ressaltar que é interessante dividir o número de bananas para não forçar o motor do liquidificador. Ao se obter a mistura homogênea, separe em porções e leve à geladeira ou ao freezer. Na geladeira, a biomassa dura em média 3 dias, enquanto no freezer, esse tempo pode ser de 2 a 3 meses.

Be the first to comment on "Biomassa de Banana Verde, opção versátil na culinária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.