Festival Gastronômico de Pomerode 2024 tem datas divulgadas

Se você é um apaixonado por gastronomia e cultura, não pode perder o Festival Gastronômico de Pomerode 2024, que será realizado entre os dias 4 e 21 de julho, no Pavilhão de Eventos da cidade mais alemã do Brasil.

O evento, que chega à sua 18ª edição, promete encantar os visitantes com pratos típicos, música, dança, artesanato e muita diversão.

O tema deste ano é “Sabores de uma Rota Premiada”, uma homenagem à Rota do Enxaimel, um conjunto de casas históricas construídas pelos imigrantes alemães no século XIX, que foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos melhores destinos turísticos sustentáveis do mundo. Os 12 restaurantes participantes do festival se inspiraram nas receitas das famílias que vivem nessa rota para criar pratos exclusivos, que resgatam as tradições e os sabores da culinária pomerodense.

Festival Gastronômico de Pomerode 2024 (imagem: Canva)

Festival Gastronômico de Pomerode 2024 (imagem: Canva)

O que você vai encontrar no Festival Gastronômico de Pomerode 2024

Pratos típicos

O festival oferece uma variedade de opções gastronômicas para todos os gostos e paladares. Você poderá degustar desde os clássicos da cozinha alemã, como o eisbein (joelho de porco), o kassler (costeleta de porco defumada), o marreco recheado, o spätzle (massa caseira) e o apfelstrudel (torta de maçã), até as novidades criadas pelos chefs dos restaurantes, que misturam ingredientes locais com técnicas modernas.

Alguns exemplos de pratos inéditos que você vai encontrar no festival são: o frango ao molho de cerveja preta com purê de batata doce e crocante de bacon, do restaurante Wunderwald; o filé mignon ao molho de mostarda com batatas rústicas e salada de repolho roxo, do restaurante Siedlertal; o bolo de carne recheado com queijo e presunto, acompanhado de arroz, batata sauté e salada verde, do restaurante Torten Paradies; e o risoto de linguiça Blumenau com queijo colonial e cebola caramelizada, do restaurante Pomerode Alimentos.

Música e dança

O festival também é uma oportunidade de conhecer e apreciar a cultura e o folclore de Pomerode, que preserva as raízes germânicas. Durante os 18 dias de evento, haverá apresentações de bandas e grupos folclóricos, que vão animar o público com músicas e danças típicas, como a polca, a valsa e a schuhplattler (dança dos sapateadores). Além disso, os visitantes poderão participar de oficinas e workshops de música e dança, e aprender um pouco mais sobre essas expressões artísticas.

Artesanato e compras

Para quem gosta de levar uma lembrança da cidade, o festival conta com uma feira de artesanato e uma feira comercial, que expõem produtos das empresas e dos artesãos locais. Você poderá encontrar desde peças de cerâmica, madeira, tecido e vidro, até roupas, calçados, acessórios, cosméticos e souvenirs. Além disso, você poderá aproveitar para conhecer as lojas e os ateliês de Pomerode, que oferecem produtos de qualidade e bom gosto.

Entre os destaques da feira de artesanato, estão: as porcelanas da Porcelana Schmidt, que são famosas pela sua beleza e durabilidade; as cervejas artesanais da Schornstein, que são produzidas com água pura e ingredientes selecionados; os chocolates da Nugali, que são feitos com cacau fino e sem adição de gordura vegetal; e os biscoitos da Kyly, que são assados na hora e têm diversos sabores e formatos.

Como participar do Festival Gastronômico de Pomerode 2024?

O Festival Gastronômico de Pomerode 2024 é um evento aberto ao público, que não requer ingresso para entrar. No entanto, para consumir os pratos dos restaurantes, é necessário adquirir um cartão pré-pago, que pode ser recarregado nos caixas do Pavilhão de Eventos. O valor dos pratos varia de R$ 10,00 a R$ 50,00, dependendo da porção e da complexidade. Os pratos são servidos em louças personalizadas, que podem ser levadas para casa como recordação.

O festival funciona de segunda a sábado, das 18h às 23h, e aos domingos, das 11h às 16h. O Pavilhão de Eventos fica na Avenida 21 de Janeiro, nº 2700, no Centro de Pomerode. O estacionamento é gratuito e há vagas para ônibus e carros. Para mais informações, acesse o site oficial do evento e no Instagram oficial.

Não perca essa oportunidade de saborear as delícias da gastronomia pomerodense e de se encantar com a cultura e a história da cidade. Venha para o Festival Gastronômico de Pomerode 2024 e viva uma experiência única e inesquecível!

Be the first to comment on "Festival Gastronômico de Pomerode 2024 tem datas divulgadas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.