Origem e utilização da Ameixa-de-Natal na alimentação e ornamentação

Ameixa-de-natal (Carissa macrocarpa) é uma planta de origem africana, que é conhecida por outros nomes populares tais como Ameixa-natal e Amatungulu.

Descrição

A espécie é um arbusto denso, perenifólio e frutífero, que pode alcançar até 4 metros de altura, formando uma arvoreta.

Apenas o fruto é comestível, pois o restante da planta pode ser tóxica e apresenta um látex leitoso, ao ser quebrada ou podada.

Ameixa-de-Natal

Ameixa de Natal (foto https://www.healthbenefitstimes.com/carissa/)

Possui ramos são lenhosos, densamente ramificados e espinhentos, com característicos espinhos, em formato de forquilha ou “Y”.

As folhas são ovadas, verde-escuras, brilhantes, de textura coriácea e opostas. Produz flores brancas e rosadas, pentâmeras, com pétalas cerosas, que apresentam um aroma delicioso de jasmim, que atrai variadas borboletas.

Os frutos são em forma de bagas carnosas, doces e suculentas, de casca e polpa vermelhas, cujo sabor remete ao  sabor de morango. Prefere clima tropical, rega sem encharcamento, solo rico em nutrientes e propaga-se por sementes e mudas. Não tolera geadas, nem locais com temperaturas baixas. Habita também matagais e dunas de areia.

Serve para quê?

Os frutos apresentam Vitamina C, magnésio e fósforo e podem ser consumidos in natura ou na forma de sucos, geleias, picles, tortas e como frutos desidratados.

Ameixa-de-Natal

Ameixa de Natal (foto https://alohatropicals.com/product/carrisa-natal-plum/)

Por conter antioxidantes, podem ajudar no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce, desde que ingeridos regularmente e sem exagero.

Para finalidades ornamentais, pode ser utilizada de forma isolada, em grupos ou renques. Para a formação de cercas-vivas defensivas, recomenda-se plantar com espaçamento de um metro; e em locais com pouco movimento de pessoas, pois pode conter espinhos.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em sites que vendem sementes e mudas de plantas, além de usada em variados projetos paisagísticos.

Be the first to comment on "Origem e utilização da Ameixa-de-Natal na alimentação e ornamentação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.