Pariri e suas variadas aplicações para a saúde e artesanato

Pariri (Arrabidaea chica), planta de origem amazônica, conhecida popularmente por cipó cruz, cipó pau, carajurú, crajirú e carijurú; que é amplamente utilizada na medicina popular, por causa de suas inúmeras propriedades medicinais.

Ele é conhecido desde os tempos mais remotos pelos indígenas para tingimento de sua pele e para confecção de variados artesanatos.

Conheça o Pariri

Arbusto de fácil cultivo, de pequeno porte, que nasce espontaneamente a céu aberto, sendo pouco exigente em relação ao solo e ao clima. Possui folhas verdes alongadas e algumas variedades apresentam flores arroxeadas. Propaga-se por mudas ou estacas.

Propriedades do Pariri

A planta possui variadas propriedades medicinais que  são cicatrizante, anticancerígena, anti-inflamatória, antimicrobiana, adstringente, antifúngica, afrodisíaca, energética e expectorante.

Utilização do Pariri

Ele é usado no forma de chá para uso interno; e na forma de emplastro para uso externo; para alívio de variadas enfermidades tais como cólicas intestinais, diarreias, anemias, enfermidades da pele e para recuperação de células boas ao longo do tratamento quimioterápico.

Suas folhas são usadas para preparação de corantes e como alimento para o bicho-da-seda para produção de seda vermelha; além de serem aproveitadas pela indústria cosmética para a fabricação de variados cosméticos, devido às suas propriedades benéficas para a saúde.

O corante retirado das folhas serve para pintura corporal, pelos indígenas; para tingir enfeites, utensílios e tecidos, organização de rituais e até para alívio de picada de mosquitos.

O extrato retirado das folhas serve para fabricação de sabonetes faciais, que ajudam na diminuição de cravos e espinhas.

Onde encontrar o Pariri?

Facilmente encontrado em quintais das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais, em cosméticos e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas; além de vendido em casas de produtos naturais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Pariri (foto fonte//adventistahistorico.com.br/2016/10/07/crajiru)

Be the first to comment on "Pariri e suas variadas aplicações para a saúde e artesanato"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.