Pariri (Arrabidaea chica), planta de origem amazônica, conhecida popularmente por cipó cruz, cipó pau, carajurú, crajirú e carijurú; que é amplamente utilizada na medicina popular, por causa de suas inúmeras propriedades medicinais.
Ele é conhecido desde os tempos mais remotos pelos indígenas para tingimento de sua pele e para confecção de variados artesanatos.
Conheça o Pariri
Arbusto de fácil cultivo, de pequeno porte, que nasce espontaneamente a céu aberto, sendo pouco exigente em relação ao solo e ao clima. Possui folhas verdes alongadas e algumas variedades apresentam flores arroxeadas. Propaga-se por mudas ou estacas.
Propriedades terapêuticas
A planta possui variadas propriedades medicinais que são cicatrizante, anticancerígena, anti-inflamatória, antimicrobiana, adstringente, antifúngica, afrodisíaca, energética e expectorante.

Utilização do Pariri
Ele é usado no forma de chá para uso interno; e na forma de emplastro para uso externo; para alívio de variadas enfermidades tais como cólicas intestinais, diarreias, anemias, enfermidades da pele e para recuperação de células boas ao longo do tratamento quimioterápico.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Suas folhas são usadas para preparação de corantes e como alimento para o bicho-da-seda para produção de seda vermelha; além de serem aproveitadas pela indústria cosmética para a fabricação de variados cosméticos, devido às suas propriedades benéficas para a saúde.
O corante retirado das folhas serve para pintura corporal, pelos indígenas; para tingir enfeites, utensílios e tecidos, organização de rituais e até para alívio de picada de mosquitos.
O extrato retirado das folhas serve para fabricação de sabonetes faciais, que ajudam na diminuição de cravos e espinhas.
Onde encontrar o Pariri?
Facilmente encontrado em quintais das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais, em cosméticos e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas; além de vendido em casas de produtos naturais.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp