Dança da Fita: dança de origem europeia que alegra as festas folclóricas

Dança da Fita é uma herança milenar dos europeus, que foi instalada principalmente no sul do Brasil, no qual recebeu uma grande leva de imigrantes da Europa, a partir de 1875.

Ela é conhecida por vários nomes tais como trancelim, dança-do-trancelim, dança-da-trança, dança-do-mastro, trança-fita, vilão, trançado, engenho e moinho. Na região sul, ela é conhecida como jardineira e trança; no Maranhão faz parte da festa folclórica Bumba-meu-boi, na dança engenho-de-fitas e na região norte na dança do tipiti.

A dança folclórica tinha como primeiro objetivo promover a integração da comunidade, que através da música se unia para festejar algum acontecimento.

Dança da Fita

Dança da Fita (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Dança da Fita

Ela teve início em volta das árvores, símbolos do renascimento, que eram enfeitadas para o momento da dança. Tais enfeites foram evoluindo até chegar na fita. Em cada região, onde ela foi instalada, adquiriu novos formatos, sons e instrumentos.

O objetivo da dança da fita era homenagear o ciclo das árvores, que após o rigoroso inverno renascem e florescem. Tal acontecimento era recebido com muita alegria e comemoração através da dança.

De origem açoriana, o costume chegou ao Brasil pelos portugueses e espanhóis, além de ser praticada em outros países americanos tais como Argentina e México.

Como é a Dança da Fita?

A coreografia é bem simples, pois desenvolve-se em forma de ciranda, na qual os participantes giram ao redor de um mastro central ornamentado, entrelaçando as coloridas fitas; que são entrelaçadas até ficar impossível de continuar o entrelaçamento. Ao chegar quase ao final do trançado, os bailarinos voltam na direção contrária, destrançando as fitas.

A coreografia é executada ao ritmo dos instrumentos musicais, como sanfona, violão e pandeiro. A Dança da Fita possuía música própria, que era uma marchinha acompanhada por violas, rabecas, entre outros instrumentos, que após a chegada no Brasil; com sua regionalização, passou a ter variações na música e nos instrumentos.

A dança é muito popular durante as festas de Reis, do Divino, Festa Juninas, Natal, e Ano-Novo, em várias regiões brasileiras, mas especialmente na região sul; em festas típicas organizadas anualmente, que objetivam manter as tradições de seus antepassados.

Imigrantes no sul do Brasil

Imigrantes no sul do Brasil (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Be the first to comment on "Dança da Fita: dança de origem europeia que alegra as festas folclóricas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.