Tipiti artefato rústico presente na tradição brasileira

5 (100%) 2 votes

O Tipiti é um artefato criado pelos indígenas para facilitar a prensagem da mandioca ralada, para extração do veneno, posterior secagem da massa e preparação da farinha e do beiju.

Conheça o Tipiti

Ele funciona como uma espécie de prensa; fabricado em bambu ou palha trançada, que remete ao desenho de uma cobra; além de possuir a maleabilidade do réptil, pois dessa forma ficará mais fácil prensar a mandioca ralada. Em uma das extremidades há uma espécie de buraco, no qual será colocado um galho ou graveto de árvore, que ajudará na torção do artefato.

O Tipiti é fabricado em vários tamanhos, pois dessa maneira poderá ser usado de diversas formas, seja por duas pessoas, que seguram o artefato de cada lado e torce para retirar o líquido; ou ainda pendurado em árvore, que servirá de sustentação.

O tipiti, em tamanho grande, é pendurado em um galho de árvore; no qual a mandioca ralada é colocada e na outra extremidade é segurado por uma pessoa, que irá torcê-lo, para retirar todo o líquido, de forma que sobre a massa que irá para o processo de secagem.

Onde encontrar o Tipiti?

Ele é muito popular entre ribeirinhos da Amazônia, é vendido no Mercado Ver-o-peso em Belém do Pará; e em algumas roças, em várias regiões brasileiras; ele é encontrado, às vezes como ornamentação das casas de roça ou locais de Ecoturismo ou Agroturismo.

No interior de Minas Gerais, há o Tipiti confeccionado em madeira, que é utilizado por apenas uma pessoa para prensagem da mandioca.

Utilização do Tipiti

Após a colheita, a mandioca é ralada em um prancha de madeira cravejada de pedras pontiagudas, ou em outras formas de ralador até virar uma massa empapada. A massa é colocada no tipiti para prensagem e extração de todo seu líquido.

Os indígenas utilizam a mandioca brava, que possui um veneno letal, mas ela foi transformada em alimentação pelos índios. O artefato auxilia no processo de extração do veneno.

O líquido venenoso é recolhido, fervido e transformado no tucupi; caldo utilizado em pratos tipicamente amazônicos como pato no tucupi e tacacá. A massa restante  é destinada à preparação da farinha e beiju; que significa pão em tupi-guarani.

Tipiti (Foto Fonte http://g3.maikovisky.com/)

Tipiti (Foto Fonte http://g3.maikovisky.com/)

Tipiti (Fonte fonte http://asacolabrasileira.com.br/)

Tipiti (Fonte fonte http://asacolabrasileira.com.br/)

2 Comments on "Tipiti artefato rústico presente na tradição brasileira"

  1. Tenho interesse em comprar um tititi, como posso fazer isso?

    • Prezada Joselina, o tipiti é encontrado em lojas que vendem artesanato de palha, ou lojas e sites que comercializam antiguidades. No Mercado Ver-o-Peso de Belém, ele é facilmente encontrado. Ao dispor, Equipe coisasdaroca.com

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.