Zimbro conhecido desde a antiguidade por suas inúmeras propriedades

Zimbro (Juniperus communis) é originário da América do Norte, conhecido também como zimbrão, cedro, zimbro-anão ou zimbro rasteiro.

Ele é conhecido desde a antiguidade; além de usado na medicina popular; por causa de suas propriedades medicinais, para alívio de vários males.

Há cinco espécies mais comuns que são o zimbro-galego, do sul da Europa; o zimbro-comum, espontâneo em Portugal; e os  Juniperus navicularis do continente Português; Juniperus brevifolia, dos Açores e Juniperus cedrus, da Madeira.

Conheça o Zimbro

É uma especie de pinheiro da família das pináceas, que possui médio porte, pois pode atingir até  5 metros de altura. Produz bela florada em tons amarelados, muito visitada por insetos; e pequenos frutos, de cor negra, quando amadurecem, mas demoram aproximadamente três anos.

Ele adapta-se a qualquer tipo de solo, sendo pouco exigente em relação a irrigação. Propaga-se por sementes ou mudas.

Os pequenos frutos negros abrigam aromas de sabor apimentado, amadeirado e levemente resinoso, utilizados para diversas finalidades.

Propriedades do Zimbro

Ele possui propriedades digestiva, calmante, anti-inflamatória, tônica, cicatrizante, diurética, expectorante e antisséptica.

Benefícios do zimbro

Ele é utilizado na medicina popular para melhora da digestão, na redução da acidez estomacal, para alívio de dores reumáticas, insônia, como repelente de inseto, para saúde da pele; e para tratamento de doenças respiratórias tais como asma e bronquite.

Ele é usado em forma de chá, pó ou óleo. Na cosmética é empregado na fabricação de produtos para tratamento de acne, ferimentos, infecções, eczemas e para melhora da celulite.

Suas folhas e sementes são usadas como aromatizante, para tintura e preparação de bebidas tais como o gim; além de acrescidas em receitas culinárias para realçar o sabor das preparações.

Ele é cultivado também para finalidades ornamentais, para extração da madeira e pelos frutos comestíveis, usados na produção de bebidas, perfumes e aromatizantes.

Onde encontrar o Zimbro?

Ele é encontrado em casas que vendem produtos naturais, em mercados municipais e em sites que comercializam diversos produtos orgânicos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Zimbro (foto fonte //siaram.azores.gov.pt/flora/flora-vascular/cedro-do-mato/4.html)

Zimbro (foto fonte //siaram.azores.gov.pt/flora/flora-vascular/cedro-do-mato/4.html)

Zimbro ( foto fonte //siaram.azores.gov.pt/flora/flora-vascular/cedro-do-mato/2.html)

Zimbro ( foto fonte //siaram.azores.gov.pt/flora/flora-vascular/cedro-do-mato/2.html)

Be the first to comment on "Zimbro conhecido desde a antiguidade por suas inúmeras propriedades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.