Uvaia versátil e repleta de nutrientes para a saúde

Uvaia (Eugenia pyriformis) é uma planta de origem brasileira, nativa da Mata Atlântica, conhecida pelos índios que a utilizam desde os tempos mais remotos. Ela é da mesma família da Grumixama.

O nome da planta é de origem tupi, que quer dizer fruta ácida. Ela é conhecida também por orvalha, uvaeira e uvalha.

Conheça a Uvaia

A uvaieira é uma árvore de pequeno porte, que varia de 4 a 12 metros de altura, com copa arredondada. Possui rápido crescimento e adapta-se a qualquer tipo de solo e temperatura, inclusive geadas. Suas flores são brancas e hermafroditas. Seus frutos arredondados, amarelados e suculentos aparecem de setembro a novembro. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades da Uvaia

O fruto é rico em propriedades tais como digestiva, anti-inflamatória, adstringente, antioxidante, antigripal e anticancerígena. Ela é utilizada como planta medicinal em várias regiões brasileiras e em outros países da América do Sul.

Utilização da Uvaia

Os frutos possuem sabor que mistura o doce e o ácido, são aromáticos e ricos em vitamina A e C. Eles podem ser consumidos in natura e na forma de sucos, sorvetes, picolés, cremes, caldas, compotas, mousses, vinhos, vinagres e para saborizar licores e aguardentes.

O consumo regular do fruto auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados, auxiliando na digestão, além de prevenir o envelhecimento precoce, por causa da presença de antioxidantes.

A infusão de suas folhas é utilizada na medicina popular, para controlar a pressão arterial, diminuir o colesterol, auxiliar no emagrecimento, além de ser excelente adstringente e digestiva.

A uvaieira é utilizada em projetos paisagísticos para ornamentação de ruas, canteiros, praças e na recuperação de áreas degradadas.

Onde encontrar a Uvaia?

Ela é encontrada às vezes em feiras livres, mercados municipais, em quintais das casas de roça, em pomares frutíferos e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Uvaia (Foto: //jardimbotanico.jundiai.sp.gov.br/2013/10/frutifera-nativa-uvaia/)

Uvaia (Foto: //jardimbotanico.jundiai.sp.gov.br/2013/10/frutifera-nativa-uvaia/)

Uvaia (Foto: //jardimbotanico.jundiai.sp.gov.br/2013/10/frutifera-nativa-uvaia/)

Uvaia (Foto: //jardimbotanico.jundiai.sp.gov.br/2013/10/frutifera-nativa-uvaia/)

Be the first to comment on "Uvaia versátil e repleta de nutrientes para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.