Prímula e as diversas aplicações benéficas para a saúde

Prímula (Oenothera biennis) nativa da América do Norte, utilizada desde os tempos mais remotos pelos índios para alívio de diversos machucados.

Ela é conhecida por vários nomes tais como prímula-da-noite, estrela-da-noite, salgueiro-noturno, panaceia-de-rei, erva-dos-burros e evening primrose.

Conheça a Prímula

É uma planta herbácea anual ou bianual, de caule robusto, com folhas largas e longas, que produz belas flores grandes e amarelas, que são visitadas por insetos. O fruto possui formato de cápsula, que contém numerosas sementes, que são responsáveis por sua propagação.

Propriedades da Prímula

Ela é composta por ácidos graxos essenciais, cálcio e vitamina B; além de possuir propriedades cicatrizante, sedativa, adstringente e anti-inflamatória.

Utilização e benefícios da Prímula

Ela é indicada para transtornos menstruais e alívio de sintomas da tensão pré-menstrual, TPM, que incomodam o bem-estar das mulheres de forma geral. Auxiliam na diminuição das dores da artrite, diversas inflamações, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde da pele e para alívio de reações alérgicas da pele.

Ela é usada na medicina popular, em forma de emplastro para melhora de machucados e feridas; e na forma de chá, para alívio de dores de cabeça. Suas raízes são usadas para melhorar dores musculares sendo esfregadas no local afetado.

Suas raízes, folhas e flores são comestíveis e podem ser usadas em saladas e variadas preparações culinárias; além de serem usadas para melhorar os sintomas da ressaca.

Ela é usada também para fins ornamentais pela belezas de suas flores, que alegram qualquer ambiente.

Onde encontrar a Prímula?

Ela é encontrada em diversas drogarias e farmácias de manipulação em forma de cápsulas ou óleo essencial. Ainda não há registro de cultivo da planta no Brasil, mas seus produtos são facilmente encontrado em sites, que comercializam produtos fitoterápicos.

As plantas medicinais e ou remédios não substituem o acompanhamento médico; e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Prímula (foto fonte //lookaholic.wordpress.com/2012/08/06/experiencia-oleo-de-primula/)

Prímula (foto fonte //lookaholic.wordpress.com/2012/08/06/experiencia-oleo-de-primula/)

Prímula ( foto fonte //emagrecersemdieta.com.br/oleo-de-primula-e-seus-beneficios/)

Prímula ( foto fonte //emagrecersemdieta.com.br/oleo-de-primula-e-seus-beneficios/)

Be the first to comment on "Prímula e as diversas aplicações benéficas para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.