Lobeira fruta exótica repleta de benefícios para a saúde

Lobeira (Solanum lycocarpum) espécie encontrada no cerrado brasileiro, conhecida popularmente por jurubebão, berinjela-do-campo, maçã-do-cerrado e fruta-do-lobo.

Ela faz parte da dieta alimentar do lobo-guará, que segundo relatos, tem ação terapêutica contra o verme-gigante-dos-rins. Por isso a planta foi nominada popularmente de fruta-do-lobo.

Conheça a Lobeira

É uma árvore espinhenta de pequeno porte, que atinge até 5 metros de altura, que se adapta em qualquer tipo de solo e clima. Produz flores nas cores violeta ou branca e frutos redondos, que remetem ao formato de bela maçã, de cor verde, que ficam amarronzados quando amadurecem. O fruto exala um delicioso perfume, que lembra o sabor de tutti-frutti. Sua polpa é macia, mas seu sabor é ácido, exótico e meio amargo. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades da Lobeira

Ela possui variadas propriedades terapêuticas tais como antidiabética, antiespasmódica, hipocolesterolêmica, hipoglicêmica, hipotensor e lipolítica.

Utilização da Lobeira

Os frutos maduros, que possuem sabor levemente azedo, podem ser consumidos “in natura” e na preparação de doces e geleias. Eles podem ser misturados a outras frutas e empregados no preparo de doces que levam pêssegos ou marmelos.

Na medicina popular, as raízes das árvores, em forma de infusão, são usadas para alívio da hepatite. O xarope do fruto melhora os sintomas da asma. A mistura de sua polpa madura com ovo cru é utilizado para aliviar os males da bronquite. Um pó branco extraído do fruto verde é utilizado para aliviar os sintomas da diabetes e epilepsia.

A fruta é muito comum em casas de roças, utilizada, na medicina natural, para alívio de várias enfermidades, cuja tradição é passada de geração em geração.

Onde encontrar a Lobeira?

Ela é encontrada em terrenos baldios, beiras de estradas, pastagens,  em chácaras, quintais das casas de roça e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Lobeira

Lobeira

Lobeira

Lobeira

7 Comments on "Lobeira fruta exótica repleta de benefícios para a saúde"

  1. boa tarde plantei uma lobeira em um vaso de 60 litros, gostaria de saber de quanto em quanto tempo, eu molho?
    outro assunto…onde e como comprar as capçulas de polvilho de lobeira!! não estou achando!!

    • Prezado Wilson, a planta Lobeira é muito resistente e se adapta a qualquer tipo de solo e não exige rega constante. Observe a terra do vaso e se perceber que está seca, regue a planta. Em relação ao polvilho da Lobeira, as farmácias de manipulação fazem a comercialização do produto. Ao dispor.

  2. Bom dia… Onde ou de que modo posso comprar semente de Lobeira ?… Vivo em Portugal

  3. Na minha casa tem um monte

  4. Olá, gostaria de saber a receita para Bronquite do fruto maduro com ovo cru.

  5. como se faz o char da lobeira, só serve da fruta madura ou pode fazer da fruta verde? NÃO FAZ MAL A SAUDE. E PARA ASTROSE ,COMO FAZ, É COMPRESSA COM UM PANO QUENTE EM CIMA DA DOR, O JOELHO ESTAR INCHADO E DOENDO MUITO PODE SER USADO PARA ESSA INFERMIDADE?

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.