Junça repleta de benefícios para a saúde

Avalie esta postagem

Junça (Cyperus Rotundus) é considerada como erva daninha, encontrada em quase todas as regiões brasileiras e temida pelos agricultores. Ela é encontrada em quase todas as regiões do planeta.

Ela é conhecida por vários nomes tais como tiririca, tiririca do brejo, hamassuguê, capim-dandá, cebolinha, erva-coco, junça-aromática, tiririca-comum e tiger nuts.

Conheça a Junça

É uma planta invasora que incomoda ao extremo os agricultores devido a sua rápida propagação, que toma conta de hortas, canteiros e lavouras.

A junça se reproduz de forma sexuada e assexuada. O crescimento da planta é a partir das raízes que sempre sobram no terreno. Os tubérculos que sobram se mantêm dormentes no solo. Ela se propaga mais rapidamente na época das chuvas.

Propriedades Terapêuticas da Junça

A planta possui uma variedade de propriedades terapêuticas tais como adstringente, afrodisíaca, anti-helmíntica, anti-histamínica, anti-inflamatória, antipirética, carminativa, diaforética, diurética, estimulantes, vermífuga e estomáquica.

Utilização da Junça

Ela é rica em vitaminas E e C; em fibras prebióticas, que são importantes para alimentar as bactérias benéficas do intestino, ajudando o crescimento da flora intestinal e dos níveis de insulina no organismo; contribuindo para a prevenção de inúmeras doenças e desequilíbrios da saúde.

É rica em sais mineiras tais como ferro, magnésio, potássio, zinco e fósforo, que são muito benéficos para a saúde. A ingestão dos tubérculos ajudam na melhora do funcionamento do sistema cardiovascular, na formação de músculos e estimulam o libido. O alimento não contém glúten sendo indicado também para os celíacos.

Ela é utilizada de várias formas seja como alimento ou na medicina popular em variadas regiões. Na Índia, há estudos sobre o extrato dos tubérculos para uso nas doenças como febre, cólera e diarreia pela medicina Ayurvédica, que é a medicina tradicional dos indianos.

Onde encontrar a junça?

A planta é encontrada facilmente em quintais das casas de roças, em hortas e lavouras. Seus tubérculos industrializados denominado de tiger nuts são encontrados em mercados e em casas que vendem produtos naturais.

Junça

Tiririca (Foto fonte: www.remediosdavovo.com.br)

Junça (foto fonte: www.youtube.com)

Junça (foto fonte: www.youtube.com)

1 Comment on "Junça repleta de benefícios para a saúde"

  1. preciso comprar urgente as batatinhas do capim tiririca ou seu extrato ou os dis urgente por motivo de doeça seria cancer por favor me ajudem me liguem pois estou com problemas no imaio 11 995080868

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.