Esponjeira é uma erva daninha, mas possui propriedades medicinais

5 (100%) 1 vote

Esponjeira (Acacia farnesiana ) é uma planta de origem americana, mas encontrada em vários continentes; conhecida popularmente por Espinheiro, esponjinha e vinhático de espinho.

A planta é encontrada ainda no Brasil, na região dos cerrados, com maior intensidade nos estados de Goiás e Tocantins, onde aparece em densas populações; principalmente em pastagens degradadas ou em vias de degradação. Prefere áreas mais úmidas de baixadas.

Descrição

É uma árvore que pode atingir entre 4 e 8 metros de altura, de fácil crescimento e propagação, sendo pouco exigente em relação ao solo, clima e temperatura. Produz belas flores amarelas, que exalam uma fragrância adocicada, sendo preferida pelos insetos.

Esponjeira (foto //www.agrolink.com.br)

Esponjeira (foto //www.agrolink.com.br)

Ela é considerada como erva daninha, em áreas de pastagens instaladas; apresentando grande capacidade competitiva com as espécies forrageiras.

Propriedades Medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como estimulante, digestiva, analgésica, cicatrizante, antirreumática, antibacteriana, antidiarreica, hipertensiva, estomáquica, adstringente, demulcente e emoliente.

Serve para quê?

Ela é usada na medicina popular para alívio de reumatismo, diarreia, má digestão, dispepsia, sangramento, dor de garganta, cãibra, machucados de modo geral, conjuntivite e tifoide.

A raiz, em forma de decocção, pode ser usada para combater diarreia, hipotensão, estancamento de sangue, problemas digestórios, cãibra e reumatismo.

Esponjeira (foto //www.agrolink.com.br)

Esponjeira (foto //www.agrolink.com.br)

As folhas secas da planta ajudam na cicatrização de machucados. O fruto da esponjeira ajuda a tratar alguns tipos de tumores; além de sua raiz, quando mastigada, ajudar a curar incômodos na garganta.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em pastagens, terrenos baldios; além de comercializada em sites que vendem sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Esponjeira é uma erva daninha, mas possui propriedades medicinais"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.