Erva Mate repleta de propriedades e benefícios para a saúde

Erva mate (Ilex paraguariensis) é de origem sul americana, utilizada pelos índios guaranis desde os tempos mais remotos.

Ela é conhecida por vários nomes tais como erveira, erva-verdadeira, erva-congonha, erva-chimarrão, chá-dos-jesuítas, chá-das-missões, congonha-das-missões, congonheira, mate-legítimo, mate-verdadeiro, chimarrão, tereré, tererê, chá verde nacional ou simplesmente mate.

Os índios a usavam em rituais para os mortos, como forma de abrir os caminhos para o mundo do além-túmulo.

Cultivo da erva mate

É uma planta de ciclo perene, de grande porte, que prefere clima frio, solo drenado e rico em nutrientes. Possui tronco de cor cinza-claro a castanho. Suas folhas apresentam cor verde-clara a verde-escura, com nervuras salientes na face inferior. Suas flores são brancas e pequenas. Sua propagação é pelas mudas.

As folhas e ramos novos são usados no preparo de uma bebida que recebe nomes de acordo com a forma de preparo e a região tais como chimarrão (feito com água quente); tererê ou tereré (preparado com água fria) ou infusão (quando se usa água fervente).

Propriedades da Erva mate

Ela é rica em vitaminas A, B1, B2, C e E, sais minerais tais como alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio; além dos alcaloides cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina.

Ela possui propriedades revigorante, estimulante, afrodisíaca, diurética, digestiva, antioxidante e laxativa.

Benefícios da Erva Mate

Seu consumo regular em doses moderadas ajuda no combate a fadiga, sede, fome; além de estimular a atividade física e mental, atuando de forma benéfica sobre os nervos e músculos. Os índios a usavam misturada ao favo de mel, como afrodisíaco. Ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico.

Preparação da erva mate

Há duas forma de preparação, sendo a primeira no erval e a segunda nos engenhos. O preparo do mate nos ervais inicia-se com a colheita, feita a facão ou a foice, transversalmente de baixo para cima.

Colheita

A hora propícia para a colheita é no raiar do sol, pois as folhas não podem ser molhadas pelo sereno. O sapeco sucede ao corte e pode ocorrer de duas maneiras distintas que são a manual e mecânica. Importante impedir a fermentação das folhas e evitar que o mate perca seu aroma natural.

Sapeco das folhas

O sapeco manual, realiza-se na área do erval, e se dá no mesmo dia do corte. Consiste na rápida passagem dos ramos da erva-mate sobre as chamas de uma fogueira. Após o sapeco manual ocorre o quebramento da erva-mate, a separação dos ramos dos galhos grossos, que são empilhados em forma de feixe.

O sapeco mecânico consta de um grande cilindro (de ferro ou de arame), em posição inclinada, onde a erva desgalhada entra pela parte superior, e graças a seu movimento giratório sai sapecada na parte inferior, devido ao ar quente que circula no seu interior, provocado pelas chamas acesas embaixo.

Secagem das folhas

Após o sapeco, o mate passa pela secagem definitiva no carijó ou barbaquá. O carijó é uma instalação de madeira, coberta de tábuas ou telhas, abertas dos lados. Os feixes de erva sapecada são colocados sobre um jirau de varas e submetidos ao calor provocado por uma fogueira acessa em seu interior. No barbaquá, a erva fica disposta num estrado de madeira sobre a boca de um túnel que conduz o calor produzido por uma fornalha situada na outra extremidade. Após a secagem, ela é triturada ou cancheada, pela força humana ou animal. Recentemente há máquinas que substituíram a forma de trituração da planta, tão popular na região sul brasileira.

Tradição gaúcha

Apesar de a planta ser mais comum na região sul, por causa do clima propício, ela é a vedete dos gaúchos, que têm o hábito de sempre carregar uma garrafa de água quente, uma cuia e um pacote de erva para apreciar o chá para aquecer o frio.

Ela é encontrada em quase todo o planeta por causa de suas propriedades e benefícios para a saúde.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Erva Mate

Erva Mate

Erva Mate

Erva Mate

Be the first to comment on "Erva Mate repleta de propriedades e benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.