Doril e suas variadas propriedades medicinais para a saúde

5 (100%) 1 vote[s]

Doril (Alternanthera brasiliana) é nativa da América do Sul, muito conhecida no Brasil e possui vários outros nomes populares tais como  penicilina, terramicina, carrapichinho e perpétua-do-mato. Ela está reunida em mais de 80 espécies, sendo 25 delas encontradas em solo brasileiro.

Cultivo

A planta é uma espécie herbácea perene, ereta ou rasteira, muito ramificada, que pode alcançar até 120 cm de altura. É de fácil cultivo, preferindo solos planos, ricos em nutrientes, bem drenados e pouco exigente em relação ao tipo de clima; mas cresce com mais facilidade, em locais com temperatura mais amena.

Ela possui folhas simples e opostas, verdes ou de tons arroxeados. Apresenta flores hermafroditas, nas cores brancas ou amareladas, muito visitadas por insetos. Propaga-se por mudas, enxertia ou sementes.

Doril (foto //www.flora-aquatica.com.br)

Doril (foto //www.flora-aquatica.com.br)

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, diurética, antimicrobiana, digestiva e antiviral, sendo comumente utilizada na medicina popular para alívio de diversos males.

Serve para quê?

As flores são  utilizadas para dores de cabeça, resfriados e gripes; as folhas como antitérmico, para a digestão e problema do fígado, e suas raízes contra diarreia.

Popularmente é empregada em forma de chá. Suas folhas maceradas são empregadas para o controle da prisão de ventre.

A planta é amplamente usada pela indústria farmacêutica para preparação de pomadas e cremes, que são usados para auxiliar na cicatrização de feridas.

Ela é usada ainda para finalidades ornamentais por causa de suas belas flores e folhas em tons arroxeados, que dão charme às áreas nas quais se encontram.

Doril (foto //livrodasplantas.blogspot.com)

Doril (foto //livrodasplantas.blogspot.com)

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em farmácias de manipulação, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em hortas domésticas, em bordas de lagos e jardins.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Doril e suas variadas propriedades medicinais para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.