Dividivi é uma planta versátil para a medicina popular

5 (100%) 1 vote

Dividivi (Caesalpinia cariaria) é uma planta originária da América Central, utilizada para diversas finalidades; seja na medicina popular ou na indústria de beneficiamento do couro.

Cultivo

É uma árvore de médio porte, que pode chegar até 9 metros de altura, cujas folhas são compostas, pontuadas e pequenas, reunidas em um copa mais ampla. O caule, dependendo da variação climática, pode ficar bem retorcido.

Dividivi (foto //www.swamynursery.in)

Dividivi (foto //www.swamynursery.in)

A planta é bem resistente à variações climáticas, sendo bem tolerante a temperaturas mais altas, mas tem preferência por solos mais úmidos, desde que não tenha excesso de água.

A inflorescência é de tamanho pequena, bem perfumada, de cor amarela, preferida pelos insetos. Sua vagem, que pode ter a forma retorcida, atinge até 6 cm de comprimento e produz até 10 sementes, que são responsáveis por sua propagação.

Propriedades Medicinais

A planta apresenta algumas propriedades medicinais tais como adstringente e anti-hemorroidal; além de ser rica em antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico.

Serve para quê?

As vagens são ricas em tanino e usadas para o beneficiamento do couro, em indústrias de curtumes na América Central. A polpa que é retirada das vagens é utilizada na indústria de canetas.

Dividivi (foto //biogeodb.stri.si.edu/)

Dividivi (foto //biogeodb.stri.si.edu/)

Na medicina popular, o tanino é bastante valorizado na fitoterapia, sendo empregado em tônicos e pomadas para o combate da hemorroida; além de ajudar na saúde da pele.

Sua madeira é bastante utilizada, principalmente o cerne que é escuro, duro e compacto; sendo de ótima utilidade para fabricação de peças que precisam de resistência  e na carpintaria.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Dividivi é uma planta versátil para a medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.