Cordão de São Francisco e suas variadas propriedades

5 (100%) 2 votes

O Cordão de São Francisco (Leonotis nepetaefolia) é uma planta de origem africana, que chegou ao Brasil por volta do século XVI, com os descobridores; e ficou conhecida por seus benefícios, na medicina popular, sendo usada, para alívio de diversos males.

Ela possui diversos nomes populares tais como  catinga-de-mulata, emenda-nervos, paude-praga, rubim, corda-de-frade, cordão-de-frade- verdadeiro, cordão-de-frade-pequeno, cauda-de-leão, tolonga, rubim-de-bola e corindiba.

Cultivo

É uma herbácea ou subarbustiva anual, ereta, pouco ramificada, fortemente aromática, cujo caule é  quadrangulado, que pode atingir entre 80 e 160 cm de altura. É de fácil cultivo; além de adaptar-se a vários tipos de solo e temperatura e ser resistente à escassez de rega.

Cordão de Frade

Cordão de Frade

Suas folhas são simples, opostas, longo-pecioladas, com a face inferior de cor verde-esbranquiçada, que varia de 5 a 12 cm de comprimento.

As flores são labiadas de cor alaranjada, visitadas pelos insetos,  com sépalas terminadas em ponta aguda e áspera, reunidas em inflorescências globosas axilares; distribuídas ao longo da haste, que se assemelha a um cordão de nós, que os frades usavam na cintura; motivo pelo qual deu origem aos seus nomes populares. Propaga-se pelas sementes ou mudas.

Propriedades Terapêuticas

É rica em propriedades terapêuticas tais como tônica, estimulante, sudorífica, béquica, peitoral, balsâmica,
antiespasmódica, antiasmática, diurética, anti-reumática, febrífuga, vulnerária, estomática, carminativa, antinevrálgica e amarga.

Serve para quê?

Na medicina popular, ela é muito versátil, sendo usada para tratar casos de bronquite crônica, tosses, asma brônquica, dores de origem reumática (gota e ácido úrico), renais e para alívio de problemas uterinos.

Cordão de Frade

Cordão de Frade

Ela é amplamente utilizada nas casas de roça, em forma de chá, para males da digestão, para flatulência e dores abdominais. Em algumas regiões, ela é usada na culinária, em forma de salada ou refogada.

Onde encontrar?

Cresce espontaneamente em lavouras agrícolas, pastagens e terrenos baldios, onde é considerada planta daninha, pois infesta lavouras e jardins.

Ela é encontrada, em forma de sementes, em sites, que comercializam diversas plantas medicinais ou ornamentais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Cordão de São Francisco e suas variadas propriedades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.