Cipó Mil Homens e suas diversas propriedades terapêuticas

Cipó Mil Homens (Aristolochia sp) é nativo do Brasil; conhecido desde os tempos mais remotos na medicina popular, sendo utilizado para cura de vários males. Ele é encontrado em várias espécies, mas todas usadas como remédio caseiro.

Seu nome foi originado da época em que o cipó serviu para cura de vários homens, que trabalhavam na ferrovia e contraíram malária, sendo batizado pelo sanitarista Carlos Chagas.

Ele é conhecido por diversos nomes populares tais como jarrinha, bastarda, papo-de-peru, erva-de-urubu, mata-porco, calunga, patinho, cipó-mata-cobra, urubu-caá, contra-erva, angelicó, aristolóquia, capa-homem, erva-bicha, chaleira-de-judeu, cassiu, cassau, papo-de-galo e jiboinha.

Conheça o Cipó Mil Homens

É uma trepadeira que se enrosca facilmente em outras árvores. Possui folhas em forma de coração. Suas flores amarelo-claras e grandes são visitadas por insetos. O fruto é constituído por cápsulas de 10 centímetros de comprimento. Propaga-se pela divisão de ramos ou pelas sementes.

Propriedades Terapêuticas do Cipó Mil Homens

O cipo apresenta diversas propriedades terapêuticas tais como diurética, sedativa, tônica, amarga, calmante, estomáquica, antisséptica, diaforética e emenagoga.

Benefícios do Cipó Mil Homens

Ele é utilizado, na medicina popular, em forma de chá, ou em garrafada preparada com cachaça; sendo utilizado para alívio de tensão pré-menstrual, asma, febres, dispepsias, diarreia, gota, hidropisia, convulsões, epilepsia, palpitações, flatulência, prurido, males do fígado, estômago e eczemas.

Os sertanejos acreditam que a planta espanta cobras peçonhentas e por isso é utilizado amarrado nas pernas para mantê-las distantes. Eles também costumam tomar uma dose diária do cipó com pinga; para prevenção de várias doenças.

A planta é usada também para espantar mau olhado e como amuleto de proteção para espantar problemas e maldições.

Onde encontrar o Cipó-mil-homens?

Ele é encontrado em pastagens, beira de estradas, em feiras livres, mercados municipais e em garrafadas prontas para o consumo; além de ser comercializado em sites que vendem diversas plantas medicinais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Cipó Mil Homens ( foto fonte //produto.mercadolivre.com.br/MLB-733788736-cipo-mil-homens-aristolochia-40-sementes-_JM)

Cipó Mil Homens ( foto fonte //produto.mercadolivre.com.br/MLB-733788736-cipo-mil-homens-aristolochia-40-sementes-_JM)

Cipó Mil Homens ( foto fonte //cangucuemcoresii.blogspot.com.br/2014/01/cipo-mil-homens-haikai.html)

Cipó Mil Homens ( foto fonte //cangucuemcoresii.blogspot.com.br/2014/01/cipo-mil-homens-haikai.html)

Be the first to comment on "Cipó Mil Homens e suas diversas propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.