Capim-cidreira rústico e repleto de benefícios para a saúde

Capim-Cidreira (Cymbopogon citratus) é uma planta originária da Ásia; conhecido por vários nomes populares tais como  Capim-limão, Belgata, Belgate, Capim-cheiroso, Capim-cidrilho, Capim-cidró, Capim-de-cheiro, Capim-marinho, Capim-santo, Chá-de-caxinde, Chá-de-estrada, Chá-de-príncipe, Chá-do-gabão, Cidró, Esquenanto, Palha-de-camelo e Príncipe.

Conheça o Capim-Cidreira

Ele possui ciclo perene, é considerado como planta rústica, pois adapta-se  a qualquer tipo de solo e clima. Forma touceira densa, de mais ou menos  2 metros de altura, possui folhas longas, cujas bordas são cortantes e é confundido com a erva-cidreira. Propaga-se por divisão de suas touceiras ou pelas mudas.

Por ser de fácil cultivo pode ser plantado em vasos, jardineiras, canteiros, além de ser empregado como bordadura em grandes áreas.

A Cymbopogon flexuosus (Stapf), de porte maior é muito cultivada também na Índia, fornece o lemongrass east indian oil.

Cymbopogon citratus (Stapf) produz o lemongrass west india oil, que é o mais utilizado no mundo. Ela é encontrada em hortas, quintais, jardins e até mesmo em vasos em várias regiões brasileiras.

Propriedades terapêuticas do Capim-cidreira

Ele possui variadas propriedades terapêuticas tais como calmante, sedativa, anti-depressiva, diurética, bactericida, digestiva e analgésica.

Utilização do Capim-Cidreira

Suas folhas são utilizadas,  na medicina popular, em forma de chá, para aliviar insônia, nervosismo, resfriados, gripes, febres, infecções da pele e alívio de cólicas.

O capim-cidreira é empregado na preparação de chás, sucos, sobremesas, molhos e acompanhamentos de várias receitas.

O óleo extraído de suas folhas, tem aplicação em diversas indústrias; na fabricação de alimentos, cosméticos, produtos farmacêuticos, de higiene, limpeza e veterinários.

Ele é amplamente utilizado na culinária, na medicina popular e na captura de enxames de abelhas para extração do mel.

Onde encontrar o Capim-cidreira?

Ele é encontrado em quintais das casa de roça, em chácaras, hortas, feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Capim-Cidreira

Capim-cidreira

Capim-cidreira

Be the first to comment on "Capim-cidreira rústico e repleto de benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.