Bétula é uma planta repleta de propriedades para a saúde

5 (100%) 1 vote

Bétula (Betula sp.) é originada no Continente Europeu, mas é encontrada em diversas regiões do planeta, sendo uma planta que remete à antiguidade e à sabedoria. Ela era usada na mitologia para afugentar maus espíritos.

Conheça a Bétula

É uma árvore de médio porte e pode alcançar até 15 metros de altura. Ela é de fácil cultivo, sendo pouco exigente em relação ao solo, temperatura e frequência de rega.

Possui folha caduca, alterna, de formato ovado-triangular, borda serrilhada e pecíolo de aproximadamente 2 cm. Ela floresce em abril e seus frutos amadurecem em julho e setembro.

Bétula (foto http://www.oleosessenciais.org)

Bétula (foto http://www.oleosessenciais.org)

Propaga-se principalmente pelo vento, por causa da leveza de suas inúmeras sementes; pois uma árvore adulta pode produzir até um quilo de sementes.

Propriedades Terapêuticas

A planta possui variadas propriedades terapêuticas tais com antisséptica, anti-inflamatória, antiespasmódica, adstringente, analgésica, desinfetante, depurativa, diurética, estimulante da circulação local, expectorante, relaxante muscular e descongestionante.

Serve para quê?

Ela é usada na forma de óleo essencial para massagens relaxantes, tratamentos estéticos e na preparação de cremes e loções para melhora da celulite e diminuição de gordura localizada.

O suco das folhas era usado como uma excelente água de gargarejo para feridas e inflamações na boca. Usada ainda como ingrediente em loções para a pele e em unguentos, talvez em razão de suas propriedades adstringentes. Usada também para alívio de reumatismo articular, gota e de infecções cutâneas.

Bétula (foto http://plantas-medicinais.me/category/betula

Bétula (foto http://plantas-medicinais.me/category/betula

Devido à propriedade analgésica e seu principal componente químico, o salicilato de metila, deu origem à Aspirina. Tal componente químico é ainda um dos ingredientes das pomadas contra dores, como o Gelol e similares.

Seus ramos servem para o fabrico de vassouras. Da casca se extrai resina que se utiliza em archotes ou tochas. Os suecos comem a sua segunda casca, que é nutritiva e também serve para fabricar uma cerveja caseira bastante agradável ao paladar. Da casca é produzida uma tintura amarela; além da extração de um óleo usado para curtir couros finos.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em forma de óleo essencial, sendo encontrada em farmácia de manipulação; ou em sites que comercializam tal produto. Ela é usada em combinação óleo essencial de capim-limão, lavanda e outros.

As plantas medicinas não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Bétula é uma planta repleta de propriedades para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.