Araruta desde a antiguidade garantindo nutrição e saúde

Araruta (Maranta arundinacea) é uma planta originária das Américas, facilmente encontrada em diversas regiões brasileiras e muito apreciada pelos indígenas.

É uma planta que remete à antiguidade, muito popular entre os indígenas; utilizada na medicina popular para alívio de várias enfermidades.

Ela é conhecida por vários nomes tais como agutingue-pé, araruta-caixulta, araruta comum, araruta-palmeira e embiri.

Conheça a Araruta

É uma planta de pequeno porte, que pode alcançar até 1 metro de altura, muito resistente a intempéries, prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Produz folhas longas e pecioladas; flores pequenas e brancas. Sua propagação acontece pelos rizomas. As variedades mais populares são a comum e a creoula.

A colheita dos rizomas acontece por volta de 10 meses após o plantio, ou quando suas folhas ficarem em tom amarelado.

Propriedades da Araruta

Ela possui variadas propriedades terapêuticas tais como analgésica, antidisentérica, antiofídica, cicatrizante, depurativa, digestiva, diurética, febrífuga, fortalecedora e peitoral.

Ela é rica em vitamina A, fibras, proteínas, amido e isenta de glúten, indicada para os celíacos.

Utilidades da Araruta

Ela é usada em forma de polvilho na preparação de bolos, biscoitos, sequilhos, sopas, mingaus, tortas, sorvete e picolés.

Empregada na indústria cosmética para fabricação de variados cosméticos para a saúde da pele.

Na medicina popular, é usada como cicatrizante de variadas feridas, para controle da temperatura corporal, para saúde do intestino e para fortalecimento de pessoas doentes. Os índios a utilizam desde os tempos mais remotos, para queimaduras de sol, picadas de mosquitos e cobras.

Onde encontrar a Araruta?

Ela foi substituída pelo polvilho da mandioca, pois a indústria alimentícia considera a mandioca mais fácil para beneficiamento e extração da farinha e do polvilho.

A Araruta é encontrada em quintais das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas. Aos poucos vem conquistando novamente seu espaço.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Rizoma da Araruta

Pé de Araruta

 

Be the first to comment on "Araruta desde a antiguidade garantindo nutrição e saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.