Amapá rico em propriedades medicinais para a saúde

5 (100%) 1 vote

Amapá (Parahancornia amapa) é nativo da da floresta Amazônica, conhecida desde a antiguidade, na medicina popular, por causa de suas propriedades terapêuticas.

Ele é conhecido por variados nomes populares tais como amapai, amapa-da-várzea, leiteira, leite do Amapá e Fortificante da Amazônia.

A planta está reunida em várias espécies e em duas famílias botânicas que são Moraceae e Apocynaceae; além de ser encontrada em variadas regiões tais como Pará, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Goiás e Guiana Francesa.

Amapá (foto https://www.safarigarden.com.br)

Amapá (foto https://www.safarigarden.com.br)

Onde nasce?

O Amapazeiro se adapta melhor em climas úmidos e cresce geralmente próximo a rios e lagos. Ele atinge entre  35 a 40 m de altura, apresenta folhas de formas variadas, conforme sua espécie; além de produzir frutos grandes de casca grossa.

Os frutos, quando maduros, apresentam coloração roxo vibrante. Eles são doces e podem ser consumidos in natura. A planta propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades Medicinais

A planta apresenta variadas propriedades medicinais tais como antissifilítica, anti-inflamatória, antirreumática, fortificante e cicatrizante.

Serve para quê?

Ele é usado desde a antiguidade, pela população rural e urbana para o tratamento de problemas pulmonares, gastrite, fraqueza e cicatrização de feridas; sendo muito popular principalmente, na cidade de Belém do Pará.

Sua casca amarga, produz o látex, que é considerado para fins medicinais, sendo aplicado contra afeccões pulmonares e feridas na pele.

Amapá (foto http://www.ppmac.org/)

Amapá (foto http://www.ppmac.org/)

O látex do Amapazeiro (Brosimum spp.) é utilizado pelas comunidades da região Norte, como fonte alimentar e medicinal; sendo encontrado e muito popular, nas feiras e lojas de plantas medicinais , principalmente de Belém (PA); em forma de garrafadas, óleos e resinas, nas cores vermelha, laranja, amarela e branca.

De acordo com estudos da composição nutricional do látex, demonstraram presença de maior quantidade de minerais e proteínas no leite-de-amapá que nos leites de soja e de vaca; por isso  ele é utilizado em substituição ao leite de vaca, como já ocorre na região da Amazônia.

Sua madeira é empregada para diversas finalidades, desde a preparação de mourões, estacas e fabricação de cabos para ferramentas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Amapá rico em propriedades medicinais para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.