Amapá (Parahancornia amapa) é nativo da da floresta Amazônica, conhecida desde a antiguidade, na medicina popular, por causa de suas propriedades terapêuticas.
Ele é conhecido por variados nomes populares tais como amapai, amapa-da-várzea, leiteira, leite do Amapá e Fortificante da Amazônia.
A planta está reunida em várias espécies e em duas famílias botânicas que são Moraceae e Apocynaceae; além de ser encontrada em variadas regiões tais como Pará, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Goiás e Guiana Francesa.

Onde nasce?
O Amapazeiro se adapta melhor em climas úmidos e cresce geralmente próximo a rios e lagos. Ele atinge entre 35 a 40 m de altura, apresenta folhas de formas variadas, conforme sua espécie; além de produzir frutos grandes de casca grossa.
Os frutos, quando maduros, apresentam coloração roxo vibrante. Eles são doces e podem ser consumidos in natura. A planta propaga-se por sementes ou mudas.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propriedades Medicinais
A planta apresenta variadas propriedades medicinais tais como antissifilítica, anti-inflamatória, antirreumática, fortificante e cicatrizante.
Serve para quê?
Ele é usado desde a antiguidade, pela população rural e urbana para o tratamento de problemas pulmonares, gastrite, fraqueza e cicatrização de feridas; sendo muito popular principalmente, na cidade de Belém do Pará.
Sua casca amarga, produz o látex, que é considerado para fins medicinais, sendo aplicado contra afeccões pulmonares e feridas na pele.

O látex do Amapazeiro (Brosimum spp.) é utilizado pelas comunidades da região Norte, como fonte alimentar e medicinal; sendo encontrado e muito popular, nas feiras e lojas de plantas medicinais , principalmente de Belém (PA); em forma de garrafadas, óleos e resinas, nas cores vermelha, laranja, amarela e branca.
De acordo com estudos da composição nutricional do látex, demonstraram presença de maior quantidade de minerais e proteínas no leite-de-amapá que nos leites de soja e de vaca; por isso ele é utilizado em substituição ao leite de vaca, como já ocorre na região da Amazônia.
Sua madeira é empregada para diversas finalidades, desde a preparação de mourões, estacas e fabricação de cabos para ferramentas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp