Laço de Peão artefato muito presente na tradição sertaneja

Laço de Peão foi e ainda é uma artefato presente na tradição sertaneja, nos rincões das regiões brasileiras; que têm a pecuária como principal fonte de produção e de renda.

Ele está presente também em festas e rodeios dos peões como na cidade de Barretos, conhecida como a cidade dos peões boiadeiros; e em campeonatos organizados em diversas regiões brasileiras.

Importância da Pecuária para formação do Brasil

A pecuária brasileira foi uma das alternativas de impulsionamento brasileiro; além de ser uma das formas de extensão do território brasileiro à época das Capitanias hereditárias, por volta do século XVI.

As primeiras cabeças de gado chegaram à Capitania de São Vicente. Poucos anos mais tarde; houve um carregamento de gado para a capital Salvador; da qual o gado dispersou-se em direção a Pernambuco e daí para o nordeste, principalmente Maranhão e Piauí.

Artefatos utilizados pelos Peões de Boiadeiro

Os peões pessoas responsáveis pelo manejo da boiada, utilizava o cavalo, o berrante e o laço ou corda para arrebanhar o gado, com objetivo do pastoreio, ou do transporte das reses para outros locais, pelos chamados sinueiros; que conheciam as regiões mais distantes desse imenso País.

Com esse vai e vem da boiada e pela pastagem, pois os animais avançam mato a dentro para buscar alimento, foi-se expandindo o território; além de iniciar a penetração, conquista e povoamento do interior do Brasil, principalmente da região do sertão nordestino.

Como é fabricado o laço de Peão?

Ele é fabricado com entrelaçamento do couro do boi curtido ou com cordas confeccionadas por fibras vegetais; que são próprias e resistentes para o trabalho pesado de amarrar o boi.

Ele possui diversos comprimentos a critério do vaqueiro ou do sinueiro, que possuem as técnicas para laçar a rês desgarrada do comboio. Ele possui uma argola em uma das extremidades para ajudar na confecção do nó, que será apertado e puxado para segurar o animal.

A forma de jogar o laço é uma técnica que é passada de geração em geração; além de existir competições que avaliam o domínio e a rapidez na elaboração e na forma de jogar o laço para segurar o animal.

As cores do objeto são variadas, pois dependem do material de preparação do artefato que pode ser preto, marrom ou em tons mais claros.

Onde encontrar o Laço de Peão?

Ele é encontrado em museus rurais, em locais que têm o turismo rural como principal atração; além de servir de ornamentação de espaços frequentados pelos peões; que podem ser os trabalhadores que lidam com o gado; ou por aqueles que disputam campeonatos de montaria em cavalos ou touros, em diversas cidades brasileiras.

Ele está presente ainda em diversas músicas sertanejas tais como Poeira da Estrada cantada pela dupla João Paulo e Daniel, na década de 90, que despertava emoção no homem sertanejo.

Laço de Peão (foto fonte https://www.elo7.com.br/laco-em-couro-para-boiadeiro/dp/8A37B5?pp=36&pn=1)

Laço de Peão (foto fonte https://www.elo7.com.br/laco-em-couro-para-boiadeiro/dp/8A37B5?pp=36&pn=1)

Laço de Peão (foto fonte http://portaldasmissoes.com.br/site/view/id/1562/laco-de-12-bracas.html)

Laço de Peão (foto fonte http://portaldasmissoes.com.br/site/view/id/1562/laco-de-12-bracas.html)

Be the first to comment on "Laço de Peão artefato muito presente na tradição sertaneja"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.