Sinueiro que acompanhava a boiada pelas estradas brasileiras

Sinueiro, nome dado ao boiadeiro que levava a boiada, ou quem encaminha os bois ao destino final; pois no Brasil até final do século XIX, era muito comum, o profissional que acompanhava os bois em longas distâncias.

Importância do Sinueiro

O Brasil, devido a sua grande extensão territorial, é cercado por variedades regionais muito marcadas; desde os dialetos, que são forma própria de falar em cada região; até costumes encravados em seu povo; principalmente na comida típica de cada região, que apresenta vários alimentos.

O Sinueiro foi um dos costumes que esteve muito presente no Brasil até o final do século XIX. Ele era o vaqueiro, que acompanhava o gado pelas estradas de terras; em longas jornadas, que duravam dias, pelas distantes regiões do imenso Brasil.

Ele foi tema de diversas músicas sertanejas e novelas, que homenageavam esse valente trabalhador brasileiro; que viajava o Brasil no lombo de seu cavalo, pernoitava em redes penduradas em árvores e comia os animais silvestres, que eram caçados pelos próprios boiadeiros.

As jornadas duravam dias e dias, e os sinueiros enfrentavam sol, chuva, poeira, enchentes, fome e sede até chegar ao destino final.

Utensílios do Sinueiro

Eles usavam o berrante para chamar a boiada; o alazão, que era seu cavalo; o arreio de couro e o laço para pegar alguma rês desgarrada; ao longo de sua jornada.

Muitas vezes ele tinha como companhia a poeira da estrada, o berrante na mão e a saudade de sua casa e de sua família.

Substituição do Sinueiro

O profissional foi substituído pelos caminhões, que atualmente transportam os bois de forma mais rápida tal como o progresso exige.

As estradas de terra foram substituídas pelo asfalto; o laço que juntava as boiadas, pelas grades das carrocerias do caminhão; e o berrante pelos troncos que encaminham os bois para dentro dos caminhões.

Ainda há nos rincões brasileiros, principalmente no Pantanal, os sinueiros, que juntam a boiada, em pequenas distâncias para levá-los para pastagens diferentes, mas está ficando cada vez mais raro encontrá-los no Brasil.

Sinueiro (Foto: //www.ilovemsoficial.com/2012/04/historia-do-berrante.html)

Sinueiro (Foto: //www.ilovemsoficial.com/2012/04/historia-do-berrante.html)

Sinueiro ( foto fonte//sites.beefpoint.com.br/temporeal/2013/02/01/beleza-de-foto-de-pecuaria-no-pantanal-por-sjccosta/)

Sinueiro ( foto fonte//sites.beefpoint.com.br/temporeal/2013/02/01/beleza-de-foto-de-pecuaria-no-pantanal-por-sjccosta/)

Be the first to comment on "Sinueiro que acompanhava a boiada pelas estradas brasileiras"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.