Baú é um objeto misterioso, versátil e muito charmoso

5 (100%) 1 vote

O baú é um dos objetos mais antigos do mobiliário; e era usado originalmente para guardar roupas, armas, objetos de valor, por isso há tantas histórias envolvendo o baú de tesouros.

Ele era um dos objetos que as moças da antiguidade usavam para levar suas jóias para a vida de casada, pois o casamento era negociado através dos vultuosos dotes; e dessa negociação de interesses, que surgiu a expressão “golpe do baú”.

Ele foi usado também como mala de viagens, já que eram maiores; e antigamente os meios de transportes eram mais lentos e conseqüentemente as viagens mais longas.

Baú (foto https://www.ladecorastore.com.br)

Baú (foto https://www.ladecorastore.com.br)

Confecção do Baú

Na antiguidade, ele era confeccionado em madeira nobre (carvalho, tajuba ou jatobá); possuía forma retangular e o tamanho era variado, mas os maiores eram os preferidos para as longas viagens e longas distâncias.

O carpinteiro naquela época, usava o machado para para cortar e entalhar a madeira, juntamente com  enxó, que ajudava no refinamento das formas do artefato.

A junção das peças era feita com grandes parafusos, dobradiças de ferro e algumas extremidades eram unidas com cera de abelha, que tinha o objetivo de impermeabilizar a peça; além de garantir maior durabilidade.

Atualmente há várias formas para a preparação do objeto, que pode ser pintado; envernizado ou colorido em variadas técnicas; além de  confeccionado em diversos materiais seja em vime; mdf; couro; madeira; plástico, nas mais diversas cores para infinitas finalidades.

Onde encontrar?

Até final do século XIX, era facilmente encontrado nas casas da cidade ou das roças, pois tinha o objetivo de guardar roupas e alimentos tais como arroz, fubá, milho feijão, que eram acondicionados para serem usados ao longo do ano, até a próxima colheita.

Baú (foto https://www.elo7.com.br)

Baú (foto https://www.elo7.com.br)

Era uma das peças fundamentais das grandes viagens dos senhores de fazendas e nobres da corte, para armazenamento de roupas joias, nas carruagens ou charretes.

Atualmente, ele ainda é peça de decoração em museus das cidades antigas tais como o Nova PetrópolisOuro PretoTiradentesPomerode, que têm o turismo histórico e a tradição como principais  atrações.

Seja como for, o baú desde a antiguidade, possui infinitas utilidades; além de ser um belo objeto de decoração, história e lembranças, que se adapta ao mais diferentes ambientes.

Be the first to comment on "Baú é um objeto misterioso, versátil e muito charmoso"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.