Saborosa rica em benefícios para a sáude

Saborosa (Hylocerus sp.) conhecida também por pitaya do cerrado, pitaya amarela, pitaya roxa e fruta do dragão. É uma planta exótica que pertence à família das cactáceas; sendo muito conhecida na medicina popular pelas pessoas quem moram na roça; e passam seus conhecimentos de geração em geração.

A planta é conhecida em várias partes do mundo; originada na América Central, utilizada também na alimentação, seja in natura; ou na preparação de sucos, vinhos, sorvetes, mousses e saladas.

A Saborosa se apresenta nas cores amarela, roxa e vermelha e algumas variedades são utilizadas pela indústria farmacêutica para produção de medicamentos para a circulação sanguínea. Além do Hylocerus, no Brasil há registros de mais de 32 gêneros com aproximadamente 160 espécies.

A palavra pitaya é de origem indígena, que significa fruto de escama. Ela é muito apreciada pelos indígenas e usada para diversas finalidades, seja na alimentação ou na cura de diversas doenças.

Conheça a Saborosa

É uma planta pouco exigente em relação ao clima, solo e local para crescer. Ela é encontrada em terrenos arenosos, em troncos de árvores, em meios a pedras e em construções abandonadas.

Suas flores. que se abrem após o pôr-do-sol; chamam atenção pela beleza e são polinizadas por morcegos e mariposas.

Seus frutos apresentam pequenas sementes pretas, são suculentos e possuem sabor meio doce, meio ácido, mas muito agradável ao paladar. Ela se propaga por suas sementes, pelas estacas e pela divisão de seus ramos.

Propriedades da Saborosa

Ela é fonte de fibras, proteínas, vitamina A e C, apresenta propriedades laxativas, cicatrizantes, digestivas e depurativas. Seu consumo regular auxilia na digestão, no bom funcionamento intestinal, no fortalecimento do sistema imunológico e para a prevenção do envelhecimento precoce.

Seus arbustos são usados, na medicina popular, em forma de chá, para tosses, para limpeza do sangue e para ajudar no trabalho de parto.

Onde encontrar a Saborosa?

Ela é facilmente encontrada em quintais das casas de roças, em cercas, muros, entre pedras e lugares arenosos. Encontrada também em feiras livres e mercados municipais nas cores amarela e roxa; ou em sites que comercializam sementes e mudas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Saborosa

Saborosa

Saborosa

Saborosa

Saborosa madura grudada no caule

Be the first to comment on "Saborosa rica em benefícios para a sáude"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.