Elemi (Canarium luzonicum) é uma planta originada do continente asiático, sendo muito conhecida entre os orientais, na medicina popular, para alívio de vários males.
Ela é utilizada desde a antiguidade, pelos egípcios que o empregavam como pomadas e inguentos; além de embalsamar as famosas múmias.
Descrição
A planta é uma árvore ou arbusto dioico, que pode atingir até 30 metros de altura. Tem preferência por clima tropical, sendo encontrada em várias regiões do planeta, desde a América até a Austrália. Suas folhas são pinadas e alternadas, produz pequenas flores branco-amareladas pálidas. Produz frutos ovalados, que são comestíveis.

A árvore exala uma resina amarela pálida, que se solidifica em contato com o ar. Quando a árvore perde as folhas a resina para de fluir. Tal resina possui coloração amarela bem clara, com consistência semelhante ao mel. O óleo de elemi é aromático e destilado a vapor a partir da referida resina.
Propriedades medicinais
Ele é rico em propriedades medicinais tais como analgésica, tônica, cicatrizante, fortificante, estimulante, antiviral, expectorante, bactericida, balsâmica e fungicida.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Serve para quê?
Amplamente usado na medicina popular, ele ajuda a aliviar dores relacionadas com o frio, febres, entorses; além de aliviar dores musculares, nas articulações e problemas dolorosos em geral do corpo.
O óleo extraído da resina da casca planta é usado para cicatrização e proteção nas feridas, em infecções na uretra, bexiga, aparelho urinário, cólon, rins, intestinos, estômago e doenças do aparelho respiratório.
Ele é usado ainda na fabricação de sabão, cosméticos, incensos, inguentos, perfumes; além de empregado nas indústrias de tintas.

As sementes podem ser ingeridas cruas ou cozidas; além de possuir sabor delicioso quando assadas e servidas como amêndoas; além de usadas como confeitos. O pelo que envolve o miolo deve ser removido, pois pode causar diarreia. A casca é muito espessa e difícil de quebrar, mas algumas formas com casca mais finas já foram encontradas.
O óleo é empregado na cozinha e os brotos jovens, extraídos da árvore, são utilizados em saladas e variadas preparações culinárias.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp