Mogango exótico mas repleto de nutrientes

Mogango, conhecida também como moganga, mogango e bugango, é uma espécie de Cucurbita maxima. Popularmente é uma espécie de abóbora com pouco valor comercial, sendo mais utilizado nos rincões das roças brasileiras.

Ela é muito apreciada no interior de Minas Gerais e no Recôncavo Baiano, sendo popular em comunidades quilombolas e em ritos do candomblé.

Conheça o Mogango

É uma planta de hábito rasteiro, que se apoia em cercas de bambu ou estacas e vão crescendo durantes o ciclo vegetativo, que tem a duração de 80 a 90 dias. Prefere solos ricos em nutrientes e rega constante.

Os frutos se apresentam na cor verde-escuro, com estrias mais claras. Quando amadurecem ficam amarelados. Possui forma globular um pouco estendida, com peso que varia entre 2 e 3 kg. Propaga-se por suas numerosas sementes.

Ele é rico em fibras, vitamina A e B e sais minerais tais como ferro, zinco, fósforo, potássio e magnésio. Seu consumo regular auxilia no controle da saúde intestinal, da saúde da pele e dos olhos.

Suas sementes são ricas em sais minerais e podem ser utilizadas assadas em forma de petisco.

Utilização do Mogango

Ele é utilizado em variadas receitas culinárias seja cozido em saladas, assados, purês, cremes, sopas e  em sucos. Pode ser cozido com a casca servindo para a criação de variadas receitas, seja com frango, gratinada com camarão ou apenas cozida em água e sal, temperada com azeite.

Seus brotos também podem ser afogados em alho e sal ou preparados em forma de omelete. Em algumas regiões brasileiras são denominados de cambuquira. Há regiões que as flores da abóbora são utilizadas em variadas receitas culinárias e consideradas muito saborosas.

Onde encontrar o Mogango

Ele é facilmente encontrado em hortas das casas de roça, em algumas feiras, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Mogango

Mogango

6 Comments on "Mogango exótico mas repleto de nutrientes"

  1. Por favor me ajude encontrar sementes desse mogango!!!!

  2. Quantas calorias tem o mogango?

  3. Helena Pereira Chagas | 12 de fevereiro de 2019 at 19:34 | Responder

    Posso desidratar as sementes e triturar para fazer farinha e consumir.

  4. Adoro mogango, quando cozido é adocicado. Maravilhoso. Comi muito. E comia amassado com leite! Hummm! Era muuuito bom!!! Hj moro no Paraná, mas sou do Rio Grande do sul!aqui no Paraná não se encontra. Mas na região de Santa Maria/ RS é fácil de achar.

  5. Tem alguma receita para postar, Patrícia? Comprei pela primeira vez aqui em São José dos Campos no mercado Piratininga. Achei bonita e decidi experimentar.. Estou caçando receitas agora…

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.