Linhaça, pequena mas muito poderosa para a saúde

Linhaça (Linum usitatissimum) cultivada há mais de 5.000 anos é originária da Ásia, conhecida por seus inúmeros benefícios para a saúde.

Cultivo da linhaça

É uma herbácea que pode alcançar até 1 metro de altura, que prefere clima temperado e solo úmido, sem encharcamento, para seu ciclo de vida, que dura em média um ano.

Possui folhas pequenas e estreitas. As flores são pequenas e azuladas. O fruto é em formato de cápsula que produz aproximadamente 10 sementes, que possuem coloração marrom ou dourada. A propagação é pelas sementes.  A colheita é aproximadamente 100 dias após o seu plantio.

Há três tipos principais de linho que são:

-Linho de fibras: para a obtenção de fibras têxteis e fabricação de roupas.

-Da semente: para a obtenção de óleo de linhaça.

-Linho de cruzamento, que é uma espécie transgênica, através do cruzamento do linho de fibras com o linho de óleo. Criado para melhorar o rendimento tanto nas fibras quanto no óleo. A fibra, contudo, ainda não satisfaz os requisitos de qualidade esperados pela indústria.

Propriedades da Linhaça

É uma semente oleaginosa, rica em vitaminas, proteínas, lipídeos, sais minerais, ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6) e fibras dietéticas; além de ser laxante, saciante e anticancerígena, por ser rica em lignina.

Benefícios da linhaça

Seu consumo regular, em pequenas doses, auxilia na saúde intestinal, na melhora da circulação sanguínea, no controle dos níveis do colesterol; além de ajudar no controle do peso corporal e na saúde da pele.

Seu consumo é mais recomendado em forma de farinha ou as sementes trituradas, para que o organismo possa absorver seus nutrientes.

Onde encontrar a Linhaça?

Ela é encontrada em forma de cápsulas, suplementos, sementes, farinha, em forma de óleo podendo ser usada de diversas formas em diversas receitas culinárias.

O alimento poderá ser um grande aliado da saúde, desde que ingerido em doses regulares, pois o excesso poderá ser maléfico ao bem-estar.

Linhaça ( foto fonte https://www.docelimao.com.br/site/linhaca/220-o-cultivo-da-semente-de-linhaca-no-brasil.html)

Linhaça ( foto fonte https://www.docelimao.com.br/site/linhaca/220-o-cultivo-da-semente-de-linhaca-no-brasil.html)

Linhaça ( foto fonte https://www.natue.com.br/natuelife/alimentacao/alimentos-e-bebidas/linhaca/)

Linhaça ( foto fonte https://www.natue.com.br/natuelife/alimentacao/alimentos-e-bebidas/linhaca/)

Be the first to comment on "Linhaça, pequena mas muito poderosa para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.