Lentilha repleta de nutrientes benéficos à saúde e bem-estar

Lentilha (Lens culinaris) originária da Ásia, é cultivada há mais de dez mil anos fazendo parte da alimentação de vários povos; além de servir de ingrediente para diversas superstições.

Ela é conhecida por vários povos e possui várias nomenclaturas tais como enticela.lentil, inglês; lenteja, espanhol, lentille, francês e lenticchie em italiano.

Em épocas remotas, era a base da alimentação dos pobres, mas atualmente é sinônimo de riqueza, sendo muito utilizada na virada do ano para atrair dinheiro. Ela foi citada na Bíblia, no antigo testamento, em uma passagem com Esaú, garantindo-lhe prosperidade.

Cultivo da lentilha

É uma herbácea anual, que varia de 20 a 50 centímetros de altura, prefere clima temperado, solos férteis e rega constante sem encharcamento. Ela é bem resistentes à geadas, sendo facilmente encontrada na região sul do Brasil.

Produz flores brancas com listras azuladas e hermafroditas. O fruto é em forma de vagem com sementes achatadas, de cor esverdeada. Propaga-se por sementes ou mudas.

As variedades mais importantes da planta são a lentilha francesa, de sementes amareladas; e a egípcia, de cor avermelhada.

Benefícios da Lentilha

Ela é rica em proteínas, amido, fibras solúveis, vitaminas do complexo B; além de diversos sais minerais tais como ferro, potássio, zinco, sódio, cálcio, magnésio, cobre e iodo. Apresenta propriedades antioxidantes, digestivas, anticancerígenas e hipoglicemiante.

Seu consumo regular ajuda no bom funcionamento intestinal, na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico.

Ela é usada na medicina popular, ministrada como remédio para controlar a ansiedade; além de ser usada em poções como coagulante nas hemorragias.

Como usar a Lentilha?

Ela é amplamente utilizada na culinária em guisados, saladas, empadões, sopas, manjares, com arroz e onde mais a imaginação do cozinheiro alcançar.

Onde encontrar a Lentilha?

Ela é encontrada em grandes lavouras para finalidades comerciais, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Lentilha (foto fonte http://uplbrasil.com.br/acontece/)

Lentilha (foto fonte http://uplbrasil.com.br/acontece/)

Be the first to comment on "Lentilha repleta de nutrientes benéficos à saúde e bem-estar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*