Jambo além de belo é muito benéfico para a saúde

5 (100%) 2 votes

Jambo ( Syzygium sp) de origem  asiática, espalhou-se por várias regiões do planeta, por ser de fácil adaptação em climas tropicais; sendo comumente encontrado também nas Américas.

Conheça o Jambeiro

É uma árvore de médio porte, que pode alcançar até 15 metros de altura. Adapta-se ao clima tropical, prefere solos drenados e ricos em nutrientes. Suas flores perfumadas variam de acordo com a espécie e são preferidas pelos insetos, principalmente a abelha.

Seus frutos, que aparecem no verão e outono, remetem ao formato de uma pera; possui casca lisa que varia em tons rosados, vermelhos, amarelados ou brancos. Sua polpa é consistente, de cor clara, com sabor que varia do doce ao azedo e apresenta odor de rosas. As sementes são esféricas. Propaga-se pelas sementes, mudas ou estaquias.

As espécies mais conhecidas são:

S. malaccense: Jambo-vermelho, com frutos vermelhos, adocicados e levemente ácidos;

-S. jambos: Jambo-branco, com frutos esbranquiçados e sabor suave;

-S. jambolana: Jambo-rosa, com frutos rosados, sabor semelhante ao vermelho. Ele é cultivado também como árvore ornamental, por causa de suas flores com longos estames rosados, que chamam a atenção pela beleza.

Benefícios do Jambo

Ele possui muitas vitaminas, principalmente a C; sais minerais tais como fósforo, ferro; além de fibras e colágeno. Apresenta propriedades antioxidante, diurética e digestiva.

Seu consumo regular auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico e no bom funcionamento intestinal.

Suas raízes, em forma de chá, são utilizadas na medicina popular, para alívio de catarros e tosses.

Pesquisas da Unicamp revelam seu poder para a memória e para o funcionamento do metabolismo em animais.

Utilização do Jambo

Ele é utilizado em diversas receitas culinárias, em sucos, compotas, tortas e doces; além de consumido in natura; preferido pelas crianças de roças, que adoravam subir no jambeiro para colher as belas frutas. A florada do jambeiro vermelho chama atenção pela beleza e pela quantidade.

Onde encontrar o Jambo?

Ele é encontrado em pomares frutíferos, em quintas das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Jambo (http://www.aplantadavez.com.br/2016/01/jambo-syzygium-malaccense-l-merr-lm.html)

Jambo (http://www.aplantadavez.com.br/2016/01/jambo-syzygium-malaccense-l-merr-lm.html)

Jambo ( foto fonte http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694259462-muda-grande-quase-produzindo-do-delicioso-jambo-amarelo-_JM)

Jambo ( foto fonte http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694259462-muda-grande-quase-produzindo-do-delicioso-jambo-amarelo-_JM)

2 Comments on "Jambo além de belo é muito benéfico para a saúde"

  1. Gosta de saber em quanto tempo o jambo começa a dar frutos.

    • Prezado Antônio, após o plantio geralmente de dois a três anos, mas depende do clima, solo e frequência de rega. Ao dispor, Equipe coisasdaroca.com

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.